terça-feira, 1 de dezembro de 2020

PT perde nas capitais, elege prefeitas em Contagem e Juiz de Fora e Bolsonaro não ganha uma

Viomundo, 29/11/2020
   A Marília de Contagem vai voltar a governar a cidade; a de Recife perdeu do primo

Da Redação

A centro-direita confirmou o que se viu no primeiro turno e obteve vitórias importantes nas capitais neste domingo.

Guilherme Boulos (Psol) chegou próximo dos 40% de votos em São Paulo e foi derrotado por Bruno Covas.

A vitória do tucano reforça a campanha de João Doria ao Planalto em 2022.

Eduardo Paes (DEM) derrotou Marcelo Crivella (Republicanos) por larga margem no Rio de Janeiro, dando mais força ao projeto dos presidentes da Câmara e do Senado e de ACM Neto, o herdeiro de Antonio Carlos Magalhães.

O partido de direita herdeiro da Arena, que deu sustentação à ditadura militar, vai governar o Rio, Salvador, Curitiba e Florianópolis.

O clã dos Ferreira Gomes, do PDT, conseguiu defender Fortaleza do bolsonarista capitão Wagner, elegendo Sarto com apenas 3% de vantagem.

O presidente da República também perdeu em Belém, onde Edmilson Rodrigues derrotou por pouco o delegado federal Eguchi com uma frente de esquerda.

Bolsonaro deu apoio velado ao delegado nas redes sociais.

As duas apostas do PT nas capitais fracassaram: Marília Arraes perdeu do primo João Campos em Recife, em uma campanha repleta de jogadas sujas.

O PSB manteve seu controle em Pernambuco.

Em Vitória, João Coser perdeu do delegado Pazolini, do Republicanos, partido que também conquistou as prefeituras de Campinas e Sorocaba.

Em Porto Alegre, apesar da previsão de resultado apertado nas pesquisas, o emedebista Sebastião Melo venceu Manuela, da chapa PCdoB/PT, com 7% de vantagem.

As maiores cidades a serem governadas pelo PT devem ser Contagem e Juiz de Fora, em Minas Gerais, com Marília Campos e a deputada federal Margarida Salomão.

O PT pode eleger também os prefeitos de Mauá e Diadema, onde os candidatos petistas tinham pequena vantagem sobre os adversários com a apuração em andamento.

Em todas as outras 11 cidades em que alcançou o segundo turno, o PT foi derrotado.

No geral, venceu o bolsonarismo sem Bolsonaro.

Nenhum comentário: