quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PEC dos mensaleiros é aprovada e vai ao plenário da Câmara dos Deputados

As propostas da emenda estabelecem a perda automática de mandato nos casos de parlamentares condenados por crimes de improbidade administrativa

 A figura do deputado presidiário que constrangeu a Câmara em 2013 pode estar com os dias contados. O Congresso deu seguimento nessa quarta-feira (19/2) à avaliação de duas propostas de emenda à Constituição que estabelecem a perda automática de mandato nos casos de parlamentares condenados por crimes de improbidade administrativa ou contra a administração pública, ou ainda quando a pena incluir a cassação dos direitos políticos. As propostas foram aprovadas na Comissão Especial criada para analisar a PEC 313 de 2013 e a PEC 311 do mesmo ano, que tramitam em conjunto. De acordo com as proposições, a cassação seria feita por um ato de ofício das mesas diretoras da Câmara e do Senado, logo após recebida a comunicação do tribunal responsável pela condenação. O julgamento em plenário seria mantido em outros casos, como a quebra de decoro.

“Muitas pessoas estão subestimando a gravidade do atual momento político, no qual a democracia representativa e o parlamento estão sendo questionados. Essa PEC é um passo no sentido de o parlamento se reencontrar com a sociedade”, disse o relator, Raul Henry (PMDB-PE), sobre o projeto, cuja autoria é do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB). “Nós tivemos uma noite de muito constrangimento quando o plenário, com voto secreto, absolveu o deputado (Natan) Donadon”, ponderou. O texto também recebeu apoio do líder da bancada do Democratas na Câmara, o deputado Mendonça Filho (PE). “Como alguém pode exercer o mandato eletivo, que é justamente a plenitude dos seus direitos políticos, tendo sido decretada a perda desses direitos pelo Judiciário? É inaceitável que alguém que tenha os direitos políticos cassados exerça esse tipo de função, votando aqui no parlamento”, argumentou.

A proposta segue agora ao plenário da Câmara. Se aprovada, ainda terá de enfrentar um novo turno de votação no Senado e mais um na Câmara. Raul Henry enviou ontem mesmo um ofício ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), solicitando a inclusão da PEC na pauta, mas ainda não há data para a apreciação.

Fonte: Correio Braziliense, 20/02/14

Nenhum comentário: