quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Começa a definição de candidaturas para deputado estadual

Eleitorado de Itaituba, deve votar em candidatos identificados com os interesses do municipio

Embora a definição legal de candidaturas só vá ocorrer em junho nas convenções partidárias, na prática esse processo internamente, nos partidos já está quase definido.

Por falar nisso, a eleição de 2014, para deputado estadual, será uma das mais disputadas nos últimos tempos, em Itaituba. Os partidos estão de olho nos cerca de 70 mil eleitores desta zona eleitoral distribuídos em pouco mais de 50 mil na zona urbana e 20 mil na zona rural, vilas e distritos.

Teremos candidaturas que apenas buscarão aumentar os votos dos federais com os quais farão dobradinha e, evidentemente, não terão  nenhuma chance de chegar, até porque não têm projeção fora de Itaituba; outras, com trabalho e articulação pela região, para chegar, dependerão de cinco fatores: 1)do encantamento do eleitorado com suas propostas, 2)da capacidade de investimento financeiro, 3)se seus partidos vão disputar sozinhos ou coligados, 4)do potencial das candidaturas do mesmo partido ou coligação, que tomarão parte e 5) e da maneira pela qual serão trabalhadas as campanhas .

Aqui, os candidatos de Itaituba, ocuparão as primeiras posições quanto ao recebimento de votos, mas a princípio, não vejo um nome que vá ter um apoio massivo do eleitorado. É claro que ainda temos um tempo razoável e o cenário poderá mudar.

Se nada mudar quanto a nomes, provavelmente teremos  Wescley/PSC, para estadual com apoio total do pastor e deputado Federal Zequinha Marinho, que vem pra reeleição; Hilton Aguiar, do Solidariedade, que fará dobradinha com seu irmão Chapadinha, do PSD, que sai para federal; o PT se empenhará pela reeleição de Airton Faleiro, para estadual e de Zé Geraldo, federal; Iamax, deve sair para estadual e ajudar Nélio Aguiar, para federal; Leonard Cabral/PSB sai para estadual fazendo dobradinha com Ademir Andrade, para federal; Eraldo Pimental/PMDB sai para estadual, fazendo dobradinha provavelmente com Priante/PMDB, para federal. 

O deputado federal Dudimar Paxiúba/PROS, também vem para a reeleição. Está bem estruturado nos municípios da região e tem articulações em quase todo Pará, visando as eleições do corrente ano.   

Nenhum comentário: