domingo, 3 de maio de 2015

Principais notícias da semana

Servidor municipal sofre grave acidente de trânsito


*O funcionário da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Itaituba Jean Campos sofreu um grave uma grave na madrugada de quinta, 30, para sexta, 01, na Travessa 15 de Agosto com a 14ª Rua do Bairro Bela Vista. Ele trafegava em sua moto quando colidiu com outra moto, onde estava um casal; com a forte batida, todos os ocupantes das duas motos foram arremessados ao chão. Jean estava de capacete, mas, mesmo assim sofreu uma forte batida na cabeça, ficando desacordado no local ate a chegada do socorro. Foi levado a Santarém e está em tratamento médico.



Que a Globo cumpra a lei, só isso

Creio exagerado, neste momento, sair às ruas exigindo que o governo casse a concessão da Rede Globo. Esse pleito seria oportuno numa segunda etapa, após um grande movimento nacional a exigir que tanto a Globo como as demais emissoras de TV e Rádio enquadrem-se nos preceitos constitucionais e na legislação pertinente. *Como é sabido, os canais de Rádio e TV são bens públicos, no mundo inteiro, e o espectro eletromagnético é concedido de modo precário a empresas e grupos sociais, podendo ter a concessão cassada.



Sintepp não aceita migalhas e a greve continua 


O governo partiu do marco zero. A principio irredutível em não dar aumento. Com a pressão dos professores em greve as propostas foram surgindo, três, quatro e por ultimo cinco por cento e de lambuja o retroativo parcelado. O Sinserm e o Sindisaúde mais flexíveis aceitaram a proposta, mas o SINTEP depois da Assembléia que rejeitar por unanimidade a proposta da Prefeitura decidu que a greve continua. 


Mamãe eu quero ser prefeito, mesmo sem ser eleito e fazer a coisa acontecer
Este o sonho do vereador Cebola. Por isso, ele embarcou nessa onda que pode terminar em "pizza" ou provocar mudanças consideráveis  na história da politica de Itaituba.

 Agenda conservadora da Câmara não terá vez no Senado, diz Renan

Coluna Painel, da Folha de S. Paulo, hoje (2): Renan Calheiros (PMDB-AL – foto) avisou a aliados que vai se opor à “agenda conservadora” que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) chancelou como presidente da Câmara. Menos ruim


Professor para quê?
Quem poderia imaginar que um dia o professor seria tratado como bandido, a base de cassetete e a spray de pimenta, acuado por um bando de pitbus enfurecidos? Quem poderia ouvir, daquele que foi indicado para zelar pela educação, que foi vice-governador do Pará, que professor é mafioso e briga por míseros reais, quando deveria trabalhar? O que está acontecendo é o supra sumo do contra censo!

Trovão Azul é o mais regular



O Trovão Azul comprovou na noite de ontem, que é o time mais regular da atual Copa Ouro de futsal, pois não depende apenas de um ou dois jogadores, como outros candidatos ao título. Há um nivelamento por cima dos seus atletas, o que faz com que o ritmo de jogo seja mantido. A vitória de 4x0 sobre O GM Esporte Boteco do Fabão, construída no primeiro tempo, deixou isso bem claro. O tricampeão ditou o ritmo da partida, imprimindo a velocidade necessária de acordo com as circunstâncias. 

CPI JÁ COMEÇOU A TRABALHAR E PODERÁ ATÉ PEDIR AFASTAMENTO DA PREFEITA ELIENE NUNES

Isaac Dias "CPI não está para brincadeira vamos investigar todas as denuncias"

Após sua aprovação por 7X6, a Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) criada para fazer uma devassa nas prestações de contas da prefeita Eliene Nunes já definiu sua comissão. Luiz Fernando Sadeck - Peninha-(PMDB) é o relator, Isaac Dias (PSB) presidente, Nicodemos Aguiar Vice, Dadinho Caminhoneiro membro. João Paulo um dos mentores da CPI acredita na seriedade dos trabalhos.;E a comissão já está agindo, quando enviou ofício a todas as secretarias da prefeitura, a justiça e outras entidades comunicando a sua instalação e início dos trabalhos pertinentes.

Descaso pela CIP pode ser mais um equívoco da prefeita Eliene Nunes

A manutenção da greve dos professores já era uma decisão esperada pelo governo, e a prefeita Eliene Nunes disse que agora a possibilidade de um acordo com a categoria para reajuste salarial fica praticamente esgota. Além do impasse com o SINTEPP, a prefeita ainda tem a Comissão Parlamentar de Inquérito, que começa a trabalhar partir desta segunda-feira, mas ela já disse reiteradas vezes que não está nem um pouco preocupada com o trabalho dessa CPI e que as investigações que serão feitas na sua administração não lhe tiram o sono. 

Das duas uma: Ou o sono da da prefeita é "pesado" ou remorso é algo que não lhe acompanha mais.

Olhar Digital: Praça da Bandeira


Praça da Bandeira localizada no centro da cidade (Foto Rick Pimentel)

Adepará lança Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa...


A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) lançou nesta quinta-feira (30) a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa/ Etapa Maio 2015. O evento ocorreu no município de Santarém, no oeste paraense, com a presença de autoridades de governo, sindicatos rurais e produtores. A vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado será entre 1º e 31 de maio, em todo o território paraense, com exceção do Arquipélago do Marajó e municípios de Faro e Terra Santa. A Adepará é a responsável pela campanha, que tem importância estratégica para a balança comercial do Pará. 

...e contra gripe, para idosos, crianças e gestantes, começa na próxima segunda-feira



Com objetivo de reduzir as complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, começam oficialmente na próxima segunda-feira, 4, em todo o Pará, as ações da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, os Estados da região Norte foram os primeiros a receber as doses da vacina. “Os 144 municípios paraenses já estão com as vacinas desde o dia 27 de abril, portanto, já estão imunizando a população”, explica. O público-alvo da campanha são os adultos com 60 anos de idade ou mais, as crianças na faixa etária de 6 mese a dois anos e e as gestantes.

1ª de maio dia do Trabalhador



Terceirização Total: será preciso um novo primeiro de maio?


Nos setenta e três anos da CLT, a lei de terceirização aprovada pela Câmara dos Deputados (PL 4.330/2004 com as inúmeras emendas e acréscimos) se mostra como o maior ataque à proteção trabalhista na história brasileira. A pretexto de regulamentar a corriqueira prática empresarial de terceirizar mão de obra, a proposta introduz no sistema trabalhista o padrão de duzentos anos atrás das relações de trabalho: a “*marchandage*”. De volta para o atraso!

Governador Flávio Dino parabeniza e destaca ações em prol dos trabalhadores maranhenses


A valorização do trabalho e a distribuição das riquezas do estado para o trabalhador maranhense integram a política da atual gestão do governo do Estado. No dia 1° de maio, data que se comemora a luta de trabalhadores e trabalhadoras por garantia de direitos, o governador Flávio Dino dirigiu mensagem a todos os maranhenses.

PMs se recusam a enfrentar educadores e são presos


[image: PMs se recusam a enfrentar educadores e são presos (Foto: Reprodução/Facebook APP)]Um grupo de 17 policiais militares do Paraná foi preso nesta quarta-feira (29) ao se recusar a participar do cerco aos professores em greve que realizavam uma ato ao lado da Assembleia Legislativa do Estado para acompanhar a votação do projeto que autorizava o governo a mexer no fundo de previdência dos trabalhadores. A ação foi marcada por um confronto entre os policiais e professores que deixou 150 feridos, quase todos profissionais da educação. 

Justiça ordena prosseguimento de demarcação de Terra Munduruku

Paralisação da demarcação foi provocada pelo projeto da barragem de São Luiz do Tapajós, que, se for mesmo construída. alagará a terra Sawré Muybu* A Justiça Federal ordenou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) dê prosseguimento, no prazo de 15 dias, à demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu, onde vivem índios Munduruku, no sudoeste do Pará. A ordem está em sentença do juiz Ilan Presser, de Itaituba e obriga também a Funai a pagar indenização por danos aos Munduruku, pela demora no processo demarcatório. 


MPF processa 36 pessoas por fraude no seguro defeso

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 36 pessoas à Justiça pelo recebimento ilícito do seguro desemprego de pescador artesanal no município de Novo Repartimento, sudeste paraense. Ajuizadas neste mês, as oito ações apontam que, para ter acesso ao benefício pago aos indivíduos que têm na pesca artesanal a única fonte de renda, os acusados apresentavam declaração falsa ao Ministério do Trabalho e Emprego. O benefício, uma assistência financeira no valor de um salário mínimo que os pescadores artesanais recebem no período do defeso, foi pago de forma ilícita aos 36 denunciados.

Câmara Afasta prefeito de Novo Progresso Osvaldo Romanholi por 180 dias

Durante uma tumultuada sessão realizada na tarde/noite de terça-feira, dia 18, a Câmara Municipal de Novo Progresso, por 6 votos a favor e três contra, votou pelo afastamento do prefeito Osvaldo Romanholi, por 180 dias, até que denúncia de improbidade administrativa seja apurada. 

A sessão foi realizada após o Juiz da Comarca de Novo Progresso ter cancelado uma outra sessão realizada no último dia 11, que foi favorável ao Prefeito. 

Diz o ditado popular que: "Quando a barba do vizinho pega fogo, temos que colocar a nossa de molho!"



Associação Nacional do Ouro realiza evento em Itaituba


Edson Farias Melo representante do Ministério de Minas e Energia Foto: Gilson Vasconcelos Por: Andréia Siqueira. 

Associação Nacional do Ouro realizou evento nesta quarta-feira (29) em Itaituba para lançar a campanha de Educação Ambiental nos Garimpos, que busca, além do aspecto educacional, incentivar a regulamentação das atividades dos garimpeiros e das empresas ligadas ao mercado de ouro, buscando estimular a exploração racional de jazidas de ouro, instruir como preservar o meio ambiente e apoiar o processo de legalização dos garimpeiros e de sua produção. 

O DIA SEGUINTE... A CPI

Um misto de decepção e incredulidade irradiam alguns partidários de Eliene Nunes 

Com a decisão da Câmara Municipal de criar uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - requerida e deferida no dia ondem no Poder Legislativo pela maioria dos Vereadores, os partidários da prefeita ficaram perplexos. A participação dos mesmos na sessão para pressionar os vereadores, para que não referendassem a criação da CPI, não adiantou nada. O grupo do Poder Executivo defrontou-se com a massa oposicionista, composta na maioria por professores que fortaleceram a decisão dos vereadores.
Fusão PPS-PSB começa a ser desenhada hoje
Coluna Painel, da Folha de S. Paulo, hoje (29): A cúpula do PSB identifica dois focos maiores de resistência à fusão com o PPS: os senadores João Capiberibe (AP) e Lídice da Mata (BA), aliados de Dilma. Eles não se opõem frontalmente, mas estão “reflexivos”, segundo um dirigente. 


Decisão torna inelegível os ex-prefeitos Valmir Climaco e Roselito Soares

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Pará julgou irregulares as contas dos ex-prefeitos de Itaituba Roselito Soares e Valmir Climaco, ambos do PMDB. A informação é do jornal *O Liberal*, edição de hoje (28). 

O processo já transitou em julgado, sendo que os nomes dos ex-prefeitos já foram incluídos na lista de contas rejeitadas do TCE, estando os dois na condição de inelegíveis. 


Tribunal reformou liminar que suspendeu greve dos professores de Itaituba







O Desembargador Roberto Moura, reformou a liminar concedida pelo juiz Cleitoney Passos, que suspendeu a greve dos professores no município de Itaituba. Provocado pela Procuradoria do Município, o juiz Cleitoney Passos concedeu liminar determinando a suspensão imediata da greve e determinando a volta dos professores a sala de aula. Também na liminar proibiu que os professores invadissem os prédios públicos. 

Nenhum comentário: