quinta-feira, 18 de março de 2021

Biden manda carta protocolar e Planalto divulga como se presidente dos EUA desejasse aproximação com Bolsonaro

A íntegra da carta não foi divulgada. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência publicou apenas uma nota com trechos e referências do texto destacando a "estreita colaboração" entre os países. Divulgação aconteceu um dia depois da entrevista de Lula à CNN na qual ele pediu a Biden para convocar o G-20

18 de março de 2021, 08:38 h Atualizado em 18 de março de 2021, 11:21
  Jair Bolsonaro e Joe Biden (Foto: ABr | Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta protocolar de agradecimento ao Brasil pela mensagem enviada na sua posse, mas apenas trechos e referências do texto foram divulgados pelo Planalto. A divulgação aconteceu um dia depois de Lula dizer à CNN que pedirá a Biden para reunir o G20 com o objetivo de discutir a pandemia e a distribuição global das vacinas "Eu peço isso ao presidente Biden para fazer isso, porque eu não confio no meu governo", disse Lula.

O conteúdo foi divulgado em nota pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência nesta quinta-feira (17). Nos fragmentos que foram publicados, Biden lembra as visitas que fez ao Brasil quando vice-presidente e diz que "não há limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos".

"O presidente Biden saudou a oportunidade para que ambos os países unam esforços, tanto em nível bilateral quanto em fóruns multilaterais, no enfrentamento aos desafios da pandemia e do meio ambiente", diz a nota.

No fim da carta, Biden também "salientou que seu governo está pronto para trabalhar em estreita colaboração com o Governo brasileiro neste novo capítulo da relação bilateral".

As informações foram reportadas no Globo.

Nenhum comentário: