quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Projeto exige de empresas relatório de sustentabilidade

Documento, apresentado anualmente aos acionistas, enumera as ações adotadas pela empresa para redução de impactos ambientais, os programas sociais e as medidas de boas práticas de governança
Empresas de capital aberto podem ser obrigadas a apresentar relatório anual de sustentabilidade, informando ações de redução de impactos ambientais, programas sociais e boas práticas de governança corporativa. A medida está ­prevista no PLS 289/2012, de Vital do Rêgo (PMDB-PB), que foi aprovado ontem pela Comissão de Assuntos ­Econômicos (CAE).

Segundo Vital, o relatório de sustentabilidade é o principal instrumento de comunicação do desempenho socioambiental das organizações. Porém, embora a elaboração do relatório seja usual em vários países, no Brasil apenas uma em cada cinco companhias de capital aberto segue a prática, geralmente por exigência dos investidores estrangeiros, afirma. O senador alertou para o crescente interesse do mercado financeiro por empresas que adotam condutas ambientais, sociais e de gestão responsáveis. Assim, a divulgação do relatório tem influência no comportamento dos acionistas.

A relatora na CAE foi Ana Amélia (PP-RS). O projeto agora vai para a Comissão de Constituição, Justiça e ­Cidadania (CCJ).


Fonte: Jornal do Senado, 23/10/13

Nenhum comentário: