domingo, 11 de outubro de 2015

Dentro da cabeça do Gilmar

A Política é o "nós" contra "eles"!
Parece à beira do lago em Brasília, mas fica em Miami, onde só 86 podem votar!

Saiu no New York Times:


Just 158 families, along with companies they own or control, contributed $176 million in the first phase of the campaign, a New York Times investigation found. Not since before Watergate have so few people and businesses provided so much early money in a campaign, most of it through channels legalized by the Supreme Court’s Citizens United decision five years ago.

Apenas 158 famílias e suas empresas contribuíram com US$ 176 milhões para a primeira fase da campanha presidencial. Desde o escândalo de Watergate (que derrubou o presidente Nixon, em 1974 – PHA), nunca tão poucas pessoas e empresas usaram tantos canais de contribuição legalizados cinco anos atrás, pela Suprema Corte americana.

Dessas 158 famílias, a maioria maciça apoia os Republicanos – os tucanos de lá – e a grana sai sobretudo de empresas de energia – petróleo – e finanças.

Duas dessas famílias moram no bairro mais caro do mundo, esse que parece uma das asas de Brasília, de potentados e lobistas.

Indian Creek Village, a private island near Miami that has a private security force and just 35 homes lining an 18-hole golf course.

A Indian Creek Village tem apenas 86 moradores, montou uma força policial própria para assegurar a paz de trinta e cinco casas que fazem fronteira com um campo de golfe de 18 buracos.

Esse bairro tem a maior renda per capita dos Estados Unidos!

Essa é a eleição americana, segundo o trabalho de reportagem do New York Times!

A eleição, segundo a Suprema Corte Americana, de maioria republicana!

Esse é o Brasil que o Gilmar quer!

Por que o Gilmar é assim?

Como funciona a cabeça do Gilmar?

“Nada mais desastroso que uma leitura moral ou jurídica da política”.

“A política possui noções diretivas próprias, nada de bem ou mal, justo ou injusto”.

“Só valem as noções de 'amigo” e de 'inimigo'. Nada mais.”

“A política é a luta ou a aliança entre corpos políticos que não pode ser avaliada pelo prisma exclusivo do Direito ou da Moral”.

“É 'nós' contra 'eles' ”.

“O soberano é aquele que decide sobre a 'situação excepcional'”.

“A 'situação excepcional' dota o soberano do 'dever de intervir' para realizar uma 'guerra humanitária' - e defender o 'nós' contra os 'outros'.”

(Essas citações – livres – foram extraídas de capítulo sobre o filosofo alemão Carl Schmitt, profundamente engajado na sedimentação ideológica do Nazismo alemão.

É do livro “Dans la tête de Vladimir Poutine”, “Dentro da cabeça de Putin”, Editora Solin/Actes Sud, de fevereiro de 2015, de Michel Eltchaninoff, professor de Filosofia).

Navalha

Como se sabe, o ministro Gilmar (sic) do Supremo (sic) não pratica o Direito. Ele faz Política. Ele parece permanentemente dotado do “dever de intervir”!

Ele é também um típico ministro da Suprema Corte americana. Presidente americano do Partido tucano-Republicano nomeia juiz republicano. O Fernando Henrique deixou sua mais daninha herança… no Supremo.

Os presidentes petistas é que caíram no conto do “republicanismo”…O que Gilmar, o político, quer é uma lei para que só os moradores do Indian Creek Village possam votar!

Depois vem o voto facultativo, o fim do horário eleitoral gratuito, o parlamentarismo e a censura judicial da imprensa suja! É 'nós' contra 'eles'!

Paulo Henrique Amorim

Fonte: Conversa Afiada, 11/10/2015

Nenhum comentário: