segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

O ex-deputado federal Dudimar Paxiúba está com COVID 19, hospitalizado, mas em franca recuperação

* Luiz Henrique

Dudimar Paxiúba, advogado conceituado, ex-deputado federal, personagem de grande valor no cenário político da região de Itaituba, está hospitalizado no Hospítal Regional do Tapajós, acometido de COVID 19, onde luta pela vida, contra o mal que apavora o mundo. 

Dudimar Paxiuba estava em tratamento em Santarém. E começou a ter os sintomas clássicos do vírus. Combatendo há tempos o diabetes, o desconforto aumentou. Na segunda-feita (11/01) teve que ser intubado. E como o Hospital Regional de Santarém estava lotado, teve o apoio de UTI Aérea, e voltou a Itaituba, direto para o Hospital Regional do Tapajós, onde está se recuprando muito bem, 

O Hospital Regional, localizado em Itaituba, passou a funcionar recentemente e, mesmo funcionando parcialmente, devido essa pandemia, tem sido muito útil e está salvando vidas, através do trabalho, do profissionalismo e dedicação de seus funcionários. 

Entre os anos de 2012 e 2013, Dudimar Paxiúba, na condição de suplente de deputado federal que era, assumiu algumas vezes o referido cargo, sendo efetivado a partir de 2014, quando o Nilson Pinto, titular da vaga, foi convocado para conduzir a Secretaria de Educação, pelo então Governador do Pará, Simão Jatene.

No seu mandato, Dudimar Paxiúba conseguiu a aprovação de várias emendas parlamentares para a região de sua cidade natal. Na parte ambiental, pediu que houvesse ordenação, regularização nos trabalhos auríferos na região do Tapajós. Inclusive, que não fizessem extração no leito do rio. Os adversários se aproveitaram da situação, definindo o parlamentar como o "inimigo do garimpeiro". Até explicar que a intenção era das melhores, regularizando a atividade e preservando a nossa maior referência, que é o rio Tapajós, foi tarde. Não conseguiu ser reeleito e isso, sem dúvida nenhuma, foi uma grande perda para a "Cidade Pepita".

Como a politica é uma arte complexa. Não bastou o conhecimento do nosso amigo e dedicado advogado Dudimar Paxiúba. Faltou-lhe um certo "traquejo popular", afinidade, dar afago às pessoas e Dudimar sempre foi reservado, intrínseco, suas caracteristicas muito peculiares.

Ele, como eu e tantos outros, fomos acostumados a desfrutar de um Tapajós lindo e soberano. Já há algum tempo, este gigante pede socorro. Em boa parte do ano, com suas águas lembrando o rio Amazonas, de cor barrenta. O Deputado se contrapôs a esse cenário e foi engolido pelos adversários.

Mas, a essa altura dos acontecimentos o que nos interessa mesmo é que Dudimar Paxiúba, está recebendo toda a atenção médica de que necessita, reage muito bem aos medicamentos, em breve receberá alta médica e voltará ao nosso convívio.

Luiz Henrique é administrador, também é defensor dos valores e da cultura itaitubense e dileto amigo de Dudimar Paxiúba.

Nenhum comentário: