sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Incerteza quanto a vacina e crise do oxigênio fez aprovação de Bolsonaro despencar 15 pontos desde novembro, para 26%

Viomundo, 22/01/2021 - 12h00



Da Redação

O Viomundo previu: mesmo com muitas pessoas desconfiadas da Coronavac, a “Vachina”, por conta da campanha movida contra ela por bolsonaristas, o presidente da República ficaria sob pressão para vacinar os brasileiros na medida em que surgissem imagens disso acontecendo em outros países.

Nos Estados Unidos, apesar dos obstáculos — o país não tem uma rede nacional de instalações de saúde públicas conectada e hierarquizada, como o SUS — o governo Biden promete que em outubro, se tudo der certo, a vida voltará praticamente ao normal.

Isso significa a possibilidade de uma robusta retomada econômica.

No Brasil, os próprios empresários — base de apoio do golpe contra Dilma Rousseff em 2016 e apoiadores de Bolsonaro — estão rangendo os dentes em relação ao governo por causa da dupla crise de falta de oxigênio que matou dezenas de pessoas na região Norte. 

As trapalhadas do governo federal com as vacinas dominaram o noticiário.

“A dinâmica dos sérios problemas em Manaus junto a falta de perspectivas sobre um cronograma de vacinação e o fim do auxílio emergencial constituem os principais fatores que levam à queda de popularidade do presidente”, afirmou Maurício Moura à revista Exame.

Ele é do grupo IDEA, que fez a mais recente pesquisa de popularidade de Jair Bolsonaro.

O presidente teve queda de aprovação de 37% para 26% em um mês.
A curva

Bolsonaro chegou a 54% de desaprovação em junho de 2020, mas depois que entrou em vigor o auxílio emergencial foi aos poucos recuperando apoio, que atingiu 41% de aprovação em novembro passado.

De lá para cá, a popularidade de Bolsonaro já caiu 15 pontos.

Até entre os evangélicos agora ela é minoritária: só 38% deles dizem apoiar o presidente, de acordo com a pesquisa da Exame.

Sem a renovação do auxílio emergencial, é possível que em breve Bolsonaro mergulhe num patamar que estimule parlamentares a apoiar o impeachment na Câmara.

Nenhum comentário: