domingo, 17 de maio de 2015

Começa o jogo para as eleições municipais

Faltam um ano e cinco meses para a eleição municipal mas os partidos começam a armar jogo, em movimentos articulados visando assumir a dianteira do processo. Em Itaituba, vários nomes de pretensos candidatos a prefeito já estão sendo trabalhados, entre eles o de Ivan, "O Danado", o e de Valmir Climaco e de Botelho - ambos impedidos de concorrer - o de Hilton Aguiar, que sonha diuturnamente ser prefeito de Itaituba, o de Paulo Gilson, o da Eliene Nunes, que deve concorrer a reeleição, o de Davi Menezes e o de Tiago Tatico que ensaia os primeiros passos e ainda o de Margarete Soares, esposa de Roselito Soares, ex-prefeito do município.

O PT local parece querer distância do PMDB, embora nas eleições anteriores o partido tenha sido subserviente aos interesses de Valmir Climaco. 

Se de um lado, o PMDB age para desgastar ainda mais o governo da prefeita Eliene Nunes, por outro ela própria comete uma asneira atrás da outra. Ele tem problemas demais e os aliados estã gradativamente deixando o barco.

A CPI em curso pode afetar muito a prefeita e até afastá-la, porque a mesma parece não ter a habilidade política necessária para lidar com este tipo de problema.

Enquanto isso, "forças ocultas" age na calada da noite para inviabilizar uma candidatura de Valmir, o que pelo visto já conseguiram. 

Quem, ao meu ver, está sendo beneficiado nessa pré-campanha é Ivan, "O Danado" que a cada dia aumenta o seu grupo de apoio, cresce e aparece e vai consolidando o nome.

Ainda, é bom que se diga, pode ocorrer algumas mudanças nas regras da disputa eleitoiral, de modo que é preciso está atento.

No Brasil inteiro, as preliminares também estão começando. O governo Dilma Rousseff começa a dar sinais de recuperação, porque o quadro econômico está melhorando, o pode segurar os apoios de sua base parlamentar. Caso ela consiga, dentro das limitações do ajuste fiscal, distribuir algumas benesses aos prefeitos que disputarão o segundo mandato – como o pacote de máquinas e tratores que distribuiu no primeiro mandato ou algum alívio nas dívidas – a ação política do PT será facilitada. 


Nenhum comentário: