domingo, 19 de junho de 2011

Parceria para coleta seletiva de lixo em residências

Sustentabiliade

Iniciativa inclui coleta seletiva em residências do Cruzeiro Parceria entre ONG e poder público implementa programa de coleta seletiva de lixo em casas e prédios da cidade, com geração de renda. A intenção é expandir para outras cidades do DF

Vanessa Aquino - CorreioWeb



A conscientização ambiental e geração de renda por meio de ações sustentáveis são temas em pauta em vários setores das esferas pública e privada da sociedade. Com o objetivo de colocar em prática as discussões, a Organização Não Governamental (ONG) Verde Horizonte, em parceria com a Administração do Cruzeiro e com a empresa de consultoria ambiental Geo CTA, apresentou para a comunidade da cidade o projeto Rede Ecobairros. O Cruzeiro será a primeira cidade a implementar o sistema, que consiste em um processo de capacitação, conscientização para a coleta seletiva do lixo de residências.

De acordo com o coordenador do projeto da ONG, Hélio Rosa, a ideia surgiu ao longo da experiência de 12 anos vivida por ele na área de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Mas segundo ele, o que despertou a entidade para a necessidade de criar um sistema de coleta seletiva com geração de renda foi a participação nas discussões da Agenda 21, em Brasília. “Se pegarmos um problema social, que é o lixo, e transformarmos ele em capital, para inclusão social e geração de trabalho e renda, nós passamos a acreditar que aquilo nos traz resultados”, pontua Hélio, ao explicar os aspectos principais do projeto e a escolha do Cruzeiro para ser a primeira cidade a abrigar o sistema. “Nós resolvemos escolher uma cidade que não fosse muito grande para implantarmos essa idéia de coleta seletiva e um banco social para incentivar a tecnologia e economia solidária. E, a partir desse projeto-piloto, replicarmos para as outras cidades”, destaca.

Ecopontos

O sistema consistirá na introdução de pontos residenciais de coleta seletiva, uni ou multifamiliares. Esses chamados Ecopontos serão locais de recolhimento, compra e venda de material reciclado. A previsão é que o projeto seja implementado nas casas e em prédios do Cruzeiro em agosto deste ano e, para isso, agentes comunitários capacitados farão visitas domiciliares no mês de julho a fim de recrutar famílias interessadas em participar do projeto. De acordo com Hélio Rosa, as pessoas que se dispuserem a coordenar os ecopontos residenciais serão remuneradas. “Buscaremos na comunidade pessoas que queiram incluir sua residência como um ecoponto. O lucro obtido com o material reciclado vai remunerar os coordenadores e o restante ao banco social, para o fomento de projetos e tecnologias sociais e economia solidária”, informa.

A coleta do lixo será feita por cooperativas cadastradas. De um total de mil cooperativas, a prioridade será dada às localizadas em regiões mais próximas, como Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Cruzeiro e Guará. Segundo Hélio Rosa, a logística da coleta será feita por meio de coletores urbanos divididos em cores. O lixo seco será separado para reciclagem e o lixo orgânico será recolhido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

De acordo com o administrador do Cruzeiro, Salim Siddartha, a expectativa é que, com o tempo, o próprio SLU esteja capacitado para fazer a coleta seletiva. Salim destaca, ainda, o papel da administração junto ao projeto. “Vamos atuar como parceiros da Rede Ecobairros, procurando zelar, fiscalizar e ajudar ao máximo, no sentido que o projeto dê certo. Afinal de contas, a coleta seletiva deixará de ser um sonho, uma utopia e passará a ser uma realidade”.

O projeto Rede Ecobairros se dividirá em três núcleos. O primeiro engloba Cruzeiro, Guará, Estrutural, Sudoeste, Octogonal e SIA. O segundo, Taguatinga, Samambaia e Ceilândia. Já o terceiro, pretende reunir Sobradinho, Paranoá e Planaltina.

Fonte: Correio Braziliense, 19/06/11

Nenhum comentário: