quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Sentimento de dever cumprido’, diz nova reitora da Ufopa

Resultado saiu na madrugada desta quarta-feira, 20. Nova reitora ficará à frente da universidade até 2018.
Raimunda e Anselmo comemoram a vitória (Foto: Joab Ferreira/G1)

A primeira reitora eleita por consulta acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), sediada em Santarém, Raimunda Monteiro, representante da chapa “Gestão participativa com excelência”, disse estar satisfeita com o resultado, divulgado na madrugada desta quarta-feira (20). Ela foi eleita com 41,8% dos votos, contra 37,1% da chapa “Orgulho de ser Ufopa”, encabeçada pelo candidato Aldo Queiroz.
saiba mais

“Sentimento de dever cumprido. Durante esse processo eleitoral expressamos o desejo de mudança de toda a comunidade universitária. Desde que se iniciou o processo eleitoral nós não tivemos dúvida que seria assim. Em primeiro lugar, unir uma chapa forte como esta e unir todas as forças críticas dessa universidade e que nós pudéssemos dialogar sobre qual seriam as propostas que iriam constituir o nosso programa de gestão. Conseguimos fazer isso, e foi uma campanha linda. Fizemos uma campanha que não usou de nenhum subterfúgio para ganhar. O resultado é inquestionável. Aguardamos que o reitor cumpra o que foi anunciado, a convocação do Consun para homologação desse resultado e o envio dos nomes ao MEC”, declarou Raimunda Monteiro.

A universidade já havia divulgado um resultado parcial dos votos de Santarém na tarde de terça-feira (19), que também indicava a chapa “Gestão participativa com excelência” como vencedora da consulta acadêmica. No segundo dia de apuração, foram computados os ‘votos em separado' de sete urnas do interior e uma urna de Santarém, o que resultou num total de, aproximadamente, 100 votos.

“O resultado aponta que houve diferença a nosso favor, considerando a fórmula que foi usada nesta paridade, nesta eleição. Ganhamos na fórmula que foi construída para tirar o peso do voto do estudante, ganhamos na paridade real, justa, e ainda ganhamos na proporcionalidade. Ganhamos de todas as formas”, afirmou o vice reitor eleito, Anselmo Colares.

“Foi eleição relativamente tranquila. Houve um amadurecimento de técnicos, professores e alunos durante o processo, e a gente sabe que, como todo processo de consulta, que tem caráter de eleição, ele envolve sempre um pouco de acirrar ânimos e, infelizmente, tivemos alguns processos, que dois deles já foram avaliados e não houve nada que justificasse impugnação de chapas. Vamos encaminhar ao Consun, que vai se reunir na segunda-feira, em caráter extraordinário para tirar a lista”, analisou a presidente da comissão eleitoral, Tânia Azevedo.

O G1 tentou contato por telefone com o candidato Aldo Queiroz, da chapa "Orgulho de ser Ufopa", mas até a publicação desta reportagem não conseguiu.

Fonte: G1 Santarém, 20/11/13

Nenhum comentário: