terça-feira, 11 de março de 2014

Águas de março do rio Tapajós colocam Itaituba em estado de alerta máxima

Pelas fotos e relatos do conceituado jornalista Jota Parente, nas postagens dos dias 09 e 10/03, no seu blog, vamos conhecer os principais pontos de alagamento da cidade de Itaituba, resultantes da enchente do rio Tapajós, que segundo a Defesa Civil, já conta com muitas famílias desabrigadas.

Plataforma do Terminal Hidroviário poderá ser coberta pela água


Foto: Jota Parente
 
O nível das águas sobe muito depressa. Essa constatação ficou mais clara de sábado (8) para segunda-feira (10), quando diversas partes baixas da cidade de Itaituba amanheceram alagadas.

A reportagem do blog e do Jornal do Comércio visitou os locais críticos. Muitas casas foram invadidas pela água. A alternativa encontrada é a mudança das famílias para locais mais elevados, conforme constatou a reportagem.

Mas a situação pode piorar pois o nível das águas pode continuar a subir porque o período de chuvas nas cabeceiras do rio Tapajós e afluentes ainda deve demorar algumas semanas.

A Defesa Civil do município de Itaituba está acompanhando o quadro e na medida do possível, tomando as providências, no sentido de atender os desabrigados.

O que mais assusta é a rapidez com que o nível do rio está subindo, podendo se constituir numa cheia histórica.

Como já aconteceu mais de uma vez, a plataforma do Terminal Hidroviário poderá será coberta pela água, se o rio continuar enchendo com essa celeridade.

Cidade Baixa tem pontos críticos

Moradores da 6ª Rua da Cidade Baixa, no quarteirão que fica à esquerda de quem sobe a Travessa João Pessoa, estão bastante preocupados com avanço das águas sobre suas casas.




Foto: Jota Parente

Porto da Balsa, ponto de embarque e desembarque de carros e caminhões, foi tomado pela enchente

A balsa que faz a travessia entre Itaituba e Miritituba está ancorando quase na Avenida São José, de tão perto que está por causa da cheia. Se continuar subindo, o Tapajós poderá invadir essa via, também no referido local.
 

Foto: Jota Parente

 
Jardim das Araras também tem ponto crítico

No Jardim das Araras, na via conhecida como 6ª Rua da Cidade Baixa a situação está muito complicada. Muitas casas foram invadidas pela água do Rio Tapajós, forçando muitos moradores a se mudarem para locais mais elevados. Muitos moradores não tem para onde ir. Esses terão que ser socorridos pela Defesa Civil.


Foto: Jota Parente


Foto: Jota Parente 

 
Parte da Avenida Belém não está mais trafegável por causa da enchente


Foto: Jota Parente

Com a Travessa João Pessoa e a Avenida Belém tomadas pela água, o que também ocorre com a 6ª Rua da Cidade Baixa, restou aos motoristas que descem pela João Pessoa rumo ao centro, pegar a 1ª Rua da Cidade Alta, que também já está sendo invadida pelo Tapajós.
 
Água invade Avenida São José, em frente ao Mercado

De ontem para hoje a água do Tapajós invadiu a Avenida São José, em frente ao Mercado Municipal e algumas casas comerciais. Por enquanto os carros ainda conseguem passar pelo local. Mas, se continua subindo, ela também será interditada pela água.



Trecho da Travessa João Pessoa foi fechado para o trânsito

De sábado para segunda-feira, a água do Rio Tapajós subiu com uma rapidez assustadora.

Algumas casas da Travessa João Pessoa, na confluência com a Avenida Belém, a água invadiu o leito das duas vias, impedindo a passagem de carros.


Travessa João Pessoa, na Cidade Baixa, interditada Fofo: Jota Parente

Avenida Belém com Travessa João Pessoa, também interditada   Foto: Jota Parente

O bairro de São José (Vila Nova e Vila Caçula), está quase todo alagado


Foto: Jota Parente
 

Foto: Jota Parente
Todos os anos é a mesma coisa, acontece a enchente, muita gente fica desabrigada e depois retornam as suas casas, que quase sempre não oferece condições decentes para uma família morar.

Foto: Jota Parente
 
Alguns anos mais, outros menos, o certo é que quem mora no bairro de São José, conhecidos como Vila Nova e Vila Caçula, localizados às margens do Rio Tapajós, na cidade de Itaituba está sempre exposto aos efeitos das enchentes durante o inverno amazônico.

No caso específico desse bairro, as casas são altas, verdadeiras palafitas, a maioria das quais costuma ser poupada, só sendo invadidas quando a cheia é muito grande.

As pessoas usam as passarelas de madeira para chegar até a parte suas casas. Mas, nas enchentes maiores, improvisam passagens de madeira como essa para chegar até as passarelas, uma vez que tanto a da direita quanto a da esquerda já estão dentro d´água.


Diante desse quadro, é necessário que as autoridades estejam bastante atentas para não ocorrer situações piores.

Com informações, redação parcial e fotos do blog do Jota Parente

Nenhum comentário: