terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A oposição gosta de fazer teatro, de aparecer

É inegável que houve corrupção e ainda pode está ocorrendo esse "câncer" na Petrobras. Pode também está ocorrendo corrupção em vários setores e ministérios federais, em muitos municípios e governos estaduais e até em empreendimentos privados.

Esse câncer chamado corrupção está enraizado e quando se descobre uma forma de combatê-lo, os corruptos descobrem outros meios para continuar a prática. Infelizmente, em nosso país, a corrupção é que faz projetos, processos e demandas saírem do papel, embora na maioria dos casos, e isso é profundamente lamentável, o volume de recursos aplicados nem cheguem a 50% do total liberado. Em outras palavras, nas repartições públicas, nada tramita se a propina não for acertada antes.

Isso não ocorre só agora. Há anos esse câncer corrói as instituições brasileiras e diminui os investimentos em educação, saúde, segurança e outras políticas públicas . E o pior, muita gente que hoje faz parte da oposição, têm as mãos sujas mas pousa de santinho.

Também, infelizmente, um grande número de pessoas, mesmo sem ocupar cargos ou funções importantes, assimilaram a corrupção como um mal necessário e no dia-a-dia vivem e pregam esse prática como meio de sobrevivência e de enriquecimento.

Ninguém deve se conformar com esta prática nojenta, mas fazer disso um cavalo de batalha só pra aparecer, também é condenável. O senador Álvaro Dias e o deputado federal Ronaldo Caiado são pessoas que discursam sempre nessa direção. Alvaro disse que a presidente Dilma não demite Graça Foster da presidência da Petrobras por "constrangimento". Constrangimento de que? Graça Foster foi ou é, comprovadamente, cúmplice nesse processo de corrupção?  Se Caiado têm as provas o que ele está esperando para agir?

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), reagiu às declarações da presidente Dilma Rousseff em defesa da presidente da Petrobras, Graça Foster. O senador eleito disse que ao isentar Graça, a presidente da República puxou para si a responsabilidade de tudo que foi feito de errado na empresa. Caiado tem certeza que a corrupção na Petrobrás era de conhecimento de Graça Foster? 

Mas Caiado foi mais longe, disse que Dilma sofre de “bipolaridade ” ao jogar para o Ministério Público a responsabilidade sobre a idoneidade dos nomes que vier a escolher para compor seu novo ministério. Primeiro é preciso esclarecer que Dilma não responsabiliza o MP pelos atos dela. O que ela quer, efetivamente, é saber se os nomes que ela pensa para os cargos não tem problemas, não estão na lista dos que responderão a processos, tendo em vista os processos de corrupção em andamento. Com isso a presidente demonstra um cuidado, um zelo enorme pela coisa pública.

Por outro lado, Caiado sabe o que sobre bipolaridade? ou será que ele não percebe que taxar alguém de algo que a pessoa não seja é no mínimo falta de respeito, principalmente quando se trata da maior autoridade do País. Combater a corrupção, desmandos, etc é mais que necessário, só que não dá para admitir hipocrisias e falácias!

Ele disse ainda que: "Consequentemente, tudo que é feito de errado tem as bênçãos de Dilma. Todos os crimes descobertos tem agora que ser respondidos diretamente pela presidente Dilma." Caiado parece que desconhece que em nosso País a corrupção grassa e atinge pessoas, partidos, prefeituras, governos estaduais e também o federal. Já pensou se todos os governantes tivessem que responder pelos erros de comandados. Dificilmente sobraria um para contar a história.

Concluindo, tem muita gente na oposição ao governo Dilma, que parece papagaio: fica repetindo o que falam sem nem mesmo saber o mérito!


Nenhum comentário: