sexta-feira, 2 de maio de 2014

PT escolhe Dilma Rousseff como pré-candidata à reeleição

tentando afastar coro do “Volta, Lula” e a investigação da Polícia Federal sobre a Petrobras e André Vargas. Lula e Falcão recomendam humildade para eleger aliados


Dilma diz que suceder Lula é “tarefa hercúlea” e missão “honrosa”

O PT escolheu, na noite desta sexta-feira (2), a presidente Dilma Rousseff como sua pré-candidata às eleições deste ano. Em um ato simbólico, em São Paulo, o presidente da legenda, Rui Falcão, pediu que os militantes, reunidos em Congresso Nacional em São Paulo, levantassem suas mãos e crachás para escolher a candidata. A escolha, feita sob o coro de “Um, dois, três, é Dilma outra vez”, é um passo para tentar abafar o coro de petistas descontentes com a administração federal e desejosos de que o ex-presidente Lula volte a se candidatar.

Os petistas ainda tentaram se desvincular da imagem do deputado André Vargas (ex-PT-PR) e das irregularidades da Petrobras, apontadas em investigação da Polícia Federal. Sobraram críticas à imprensa, considerada “o principal partido de oposição” tanto por Lula quanto por Falcão.

Além de reduzir o “Volta, Lula”, que só não é maior porque o próprio Lula rebate essa possibilidade, ao menos até o momento, o congresso servirá ainda para definir estratégias da campanha. Falcão disse que não se pode ter “salto alto” na hora de disputar o cargo contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e sua vice, Marina Silva (PSB e Rede).

Em seu discurso, Lula convocou a militância a interromper o “Volta, Lula”. “Não existe candidata que não seja a Dilma neste partido”, afirmou o ex-presidente. “Não podemos gastar energia com coisa secundária”. Ele recomendou que Dilma faça mais discursos e a elogiou pelo pronunciamento à nação na TV na quarta-feira (30), antes do feriado do Dia do Trabalhador, porque ele deixou a oposição “nervosa”. “Faça 12 discursos por dia, minha filha. Quem tem que falar bem de você é você mesma”, aconselhou.

Dilma disse que aceita a missão “honrosa” e desafiadora” de ser pré-candidata. Ela destacou a tarefa “avassaladora” e “hercúlea” que foi suceder Lula em 2010 e tomar posse no Palácio do Planalto.

Fonte: Uol, 02/05/14
 

Nenhum comentário: