quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Equipamento de mamografia de Itaituba está sem funcionar

Ha vários meses o aparelho de mamografia da cidade está sem operar devido a problemas no equipamento. mulheres que precisam realizar o exame estão preocupadas com a situação.
Segundo relatou uma usuária do sistema de saúde municipal, a pelo menos três meses tenta realizar o exame de mamografia solicitado pelo médico onde foi atendida. ela relata que foi informada na casa de saúde da mulher onde está o equipamento, de que a maquina está com problemas e sem previsão para funcionamento. A senhora questiona em nome de outras mulheres que segundo ela precisam do diagnostico para avaliar preventivamente se há risco de um possível câncer de mama.
 
O aparelho de ultra-sonografia da mama é caro e um privilegio de poucos municípios. passou um bom tempo sem utilizada no hospital municipal, agora volta a ter o mesmo problema, desta vez por falta de manutenção. a revisão é feita por uma prestadora de serviço que atende todo o estado, peças e mão de obras caras dificultam o concerto. procurados o diretor operacional da secretaria de saúde que nos mostrou o local de funcionamento do aparelho, ele disse que há outro ponto que prolongou o problema: a greve dos correios que dificultou a entrega do produto necessário para concerto do equipamento.
 
Yamax explicou que por enquanto as pessoas terão que ter paciência e esperar um pouco mais, ele garantiu que a secretaria esta fazendo esforços para acelerar a solução do problema.
 
o equipamento de mamografia é um importante auxilio para prevenção do câncer de mama. com ele é possível identificar se há risco a saúde da mulher. semanalmente eram feitos cerca de 50 atendimentos aqui na casa da mulher. enquanto o problema não é solucionado a alternativa é recorrer a de particular ou outras cidades como santarém.
Garimpando Notícias

Nenhum comentário: