terça-feira, 4 de outubro de 2011

CGU fiscalizará municípios paraenses


Bajurú, São Félix do Xingu e Santa Maria passarão por pente fino da Controladoria


Os municípios paraenses de Bujaru, São Félix do Xingu e Santa Maria do Pará passarão pela fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), que visa identificar a forma como as prefeituras aplicaram os recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais na área social (Saúde, Educação e Desenvolvimento Social). No total, 60 municípios de todo o País foram escolhidos para esta 35ª edição do Programa de Fiscalização a partir de sorteios públicos. Os auditores iniciam os trabalhos "in loco" a partir do dia 17 de outubro.

A iniciativa faz parte da 35ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos e tem por objetivo conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, em benefício da população, de modo a inibir e combater a corrução e fomentar o controle social. 

De 2003 a 2011, já foram fiscalizados 1.881 municípios, dentre eles, mais de cem do Estado do Pará. Nesse rol também estão inclusos as unidades sorteadas na 34ª edição do Programa (15/8), cujo trabalho de apuração está em andamento, como no caso de Primavera, Bagre e Igarapé-Miri. No total, as fiscalizações já analisaram a transferência de R$ 16,2 bilhões do Governo Federal destinados aos municípios. Nesse período, entre os problemas identificados pela CGU, com maior frequência, estão: fraudes em processos licitatórios; condições inadequadas de armazenagem de medicamentos e estocagem de alimentos destinados à merenda escolar; superfaturamento; e pagamento por serviços não realizados. 

Fonte: O Liberal, 04/10/11

Nenhum comentário: