segunda-feira, 2 de novembro de 2015

As definições e indefinições de candidaturas para prefeito de Itaituba no ano que vem

Valmir Climaco, ao que tudo indica será o candidato a prefeito do PMDB. Para vice, o nome mais provável é de Litinho, filho do ex-prefeito Roselito Soares, com forte liderança política, que agregaria o apoio do deputado Eraldo Pimenta.

A pergunta que se faz é se o deputado Wladimir Costa, cacique do SD, é inimigo ferrenho do grupo Barbalho, vai permitir que Hilton apoe Valmir ou se Hilton deixará o SD. A nível nacional o SD, de Paulino da Força, também está longe do PMDB já que articula o impeachment da Presidente Dilma e do vice, Michel Temer. 

O deputado Chapadinha, do PSD e irmão de Hilton, quer o comando do partido, em Itaituba, mas não conseguirá, pois Eliene Nunes, prefeita pela mesma sigla, conta com o apoio de deputados do PSD, que não abrem mão da gestora municipal.

O PT, pelo que se percebe internamente, não apoiará Valmir Climaco. Afábio Borges não é mais uma liderança petista expressiva e portanto, sua vontade certamente não prevalecerá, no sentido de caminhar com o PMDB.

O PMN, do médico Benigno Reges, deve apoiar Ivan D’Almeida, do PSDB, por conta da relação de negócios do mandato passado de Benigno, como prefeito.

O PSD, terá Eliene Nunes como candidata a reeleição.

O governador do Estado, Simão Jatene, deve seu cargo a Hilton Aguiar, a Valmir Climaco e ao PSDB local, portanto, a princípio, apoiará, Valmir, Eliene Nunes e Ivan D'Almeida, sem subir em palanque de ninguém.

A meu ver PP, DEM, PSB e PSC, deverão ficar a vontade para apoiar Ivan ou Eliene e com uma boa negociação o próprio Valmir. 

O PROS, do ex-deputado Dudimar Paxiuba, apoiará Eliene Nunes a reeleição, pois os dois vereadores na Câmara são os que mais defendem o governo municipal e a família do ex-deputado tem vários cargos no governo. 

Há uma possibilidade remota de surgir uma quarta candidatura, como a ensaiada e abortada em 2012. PT, PP, PPS e PCdoB, já fizeram uma reunião para discutir as eleições de 2016 . Também, o ex-prefeito Botelho, do PR, frequentemente faz reuniões e prepara as bases para a disputa eleitoral.

O quadro politico começa a se definir em Itaituba. Todavia, como na politica tudo é possível, muitas surpresas poderão acontecer, principalmente pelo tempo de filiação que foi prorrogado para seis meses antes das eleições e ainda a janela que se abre em abril com a nova lei eleitoral para quem está com mandato, poder sair de um partido e filiar-se em outro.

Com grande parte das informações do Blog do Peninha, 31/11/2015

Nenhum comentário: