sexta-feira, 16 de maio de 2014

O caos que se instaurou no Recife e a anomia

Sobre a greve da Polícia Militar

Recentemente temos vistos nos noticiários a descrição de eventos ocorridos na cidade de Recife, ante a greve dos policiais militares, eventos estes que beiram ao caos, verdadeiro estado de guerra, tais como arrombamentos à lojas, saque de cargas, assaltos e etc.

Ora, estive vendo tais noticias e me perguntando, de quem a policia nos protege? Dos bandidos ou da própria população? É lamentável ver fotos e vídeos de pessoas que aparentam ser trabalhadores, estudantes, pessoas comuns rotuladas como "cidadão de bem" saqueando explicitamente as lojas e causando temor naqueles que não o fazem.

Perceba que não afirmo que todos são bandidos ou civis, ou que podemos fazer tal distinção simplesmente pelo modo de se vestir, pelo contrario, deve haver punição severa para os que cometem tais crimes, todavia vemos claramente que a certeza de impunidade incentiva até mesmo aqueles que nunca delinquíram.

Tais eventos me fazem refletir acerca da anomia social e suas consequências, a criminalidade oriunda da falta de controle do estado sob o povo, os ensinamentos do filósofo inglês da Idade Moderna Thomas Hobbes nunca tiveram tamanha comprovação, se não nos dias atuais, Hobbes dizia que o "Homem é o lobo do Homem''. No que ele chama de" Estado de Natureza ", os homens são perfeitamente iguais, desejam as mesmas coisas e têm as mesmas necessidades, o mesmo instinto de auto-preservação.

Por isso, o estado natural é conflito, É guerra, e por isso sugeria a existência de um contrato existente entre o povo, uma espécie de acordo coletivo, que faria o homem evoluir.

A quebra de tal contrato gera a epidêmica onda de criminalidade vivenciada em Recife ou seja a certeza de impunidade prevalece sobre valores morais e sociais, gerando o caos." O Homem é lobo do Homem " tal expressão nunca fez tanto sentido.

Lucas A. Silva/Pensador da ciência Jurídica, Operador do Direito e Cristão. 
 
Fonte: JusBrasil Noticias, 16/05/14

Nenhum comentário: