domingo, 27 de maio de 2012

Dilma veta 12 artigos do novo Código Florestal e vai editar MP

A presidenta Dilma Rousseff resolveu vetar 12 artigos do projeto do novo Código Florestal aprovado pelo Congresso. As alterações foram apresentadas nesta sexta-feira, último dia do prazo para o anúncio da decisão, no Palácio do Planalto pelos ministros Izabella Teixeira (Ambiente), Mendes Ribeiro (Agricultura), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral da União).

Ministro da AGU, Luis Inácio Adams destacou os vetos aos artigos 1º e 61. Segundo Adams, além dos vetos, foram promovidas 32 modificações. Destas, 14 recuperam o texto aprovado no Senado, cinco correspondem a dispositivos e 13 tratam-se de ajustes ou adequações de conteúdo ao projeto de lei. As alterações promovidas pelo governo serão editadas através de Medida Provisória, a ser publicada juntamento com os vetos, no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Durante o anúncio, a ministra Izabella Teixeira afirmou que o governo buscou “recompor o texto do Senado, preservar acordos, respeitar o Congresso, não anistiar o desmatador”. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, tentou evitar que as decisões sejam consideradas como pró-ambientalistas ou como pró-ruralistas.

– Esse não é código dos ambientalistas, não é o código dos ruralistas, este é o código do bom senso – disse Mendes Ribeiro.

Nenhum comentário: