domingo, 13 de junho de 2021

Gaspari: 'Bolsonaro entra para os anais da diplomacia ao ser o 1º chefe de Estado a nomear embaixador proibido de deixar o país'

Convidado por Jair Bolsonaro para assumir a embaixada do Brasil na África do Sul, o ex-prefeito Marcelo Crivella teve o seu passaporte apreendido no ano passado e a devolução do documento depende de uma decisão do STF

Brasil 247, 13/06/2021, 12:04 h Atualizado em 13/06/2021, 12:41
Gaspari: Bolsonaro entra para os anais da diplomacia ao ser o 1º chefe de Estado a nomear embaixador proibido de deixar o país (Foto: Alice Vergueiro/Abraji | PR)

O jornalista Elio Gaspari destaca, em sua coluna na Folha de S. Paulo, que ao convidar o ex-prefeito do Rio de Janeiro e bispo licenciado da Igreja Universal Marcelo Crivella para chefiar a embaixada da África do Sul, Jair Bolsonaro “entra para os anais da diplomacia como o primeiro chefe de Estado a nomear um embaixador que está proibido de deixar o país pela Justiça”. Crivella teve o seu passaporte apreendido no ano passado, quando foi preso, e a devolução do documento depende de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

No texto, Gaspari também ressalta outros erros da diplomacia do governo Jair Bolsonaro. “Quando Joe Biden venceu a eleição americana, Jair Bolsonaro levou mais de um mês para felicitá-lo”. “Sua diplomacia acreditava na lorota de Donald Trump, que dizia ter sido roubado. Quatro dias depois da eleição de Pedro Castillo, o capitão disse que ‘perdemos agora o Peru’, pois a seu juízo ‘só um milagre’ reverterá a derrota de Keiko Fujimori", completa.

Nenhum comentário: