sábado, 27 de janeiro de 2018

O que eles disseram

A radicalização da vendeta neoliberal e a resistência popular em torno de Lula  Mesmo inelegível e até preso, Lula continuará a ser a principal liderança política e popular do Brasil. Continuará a liderar as pesquisas. Na verdade, sua imagem tende a se agigantar cada vez mais. A resistência popular tende a crescer e esse será o fator determinante: o movimento concreto do povo na luta e a correlação de forças real na sociedade.

Eletrobrás pagou R$ 400 milhões para lobista americana ligada ao Wilson Center  Muitos indícios me fazem acreditar que o Wilson Center foi um dos organizadores do golpe no Brasil.

Eles acreditaram na democracia  Dilma deveria ter sido precavida e deveria ter imposto alguma espécie de intervenção no congresso, convocando novas eleições? Deveria ter exercido a força de um presidente, a la bolivarianismo? Hoje, pode parecer o melhor caminho a ter sido escolhido.

Justiça ao gosto do freguês  O histórico recente de decisões judiciais contraditórias, ao sabor das conveniências, torna difícil prever se o ex-presidente será preso ou se poderá virar candidato.

Senhor, livrai-nos das injustiças   O processo que culminou com a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva é fruto do autoritarismo e do Estado de exceção que se instalou no Brasil.

O grande problema da democracia brasileira é o Partido Midiático da Justiça  Esse Partido Midiático da Justiça está se tornando o que há de mais perigoso no Brasil. Mais perigoso do que organizações fora de lei, porque eles impõe a lei. E eles têm a proteção do Estado e o direto de executar penas.

O TRF 4, pela “exceção”, consolida a sentença da mídia Neste movimento, a linguagem jurídica, técnica, voltada para a Constituição e para as suas categorias jurídicas que repousam no Direito Penal, não tem mais utilidade

A senzala tem que derrubar a casa grande A condenação de Lula abriu um caminho para uma nova reflexão de qual mesmo será o caminho que todos nós os lutadores do povo devemos seguir?


O juiz está nu O judiciário, ao abrir mão da sua credibilidade como instância imparcial, ao condenar a si mesmo, perde sua autoridade para se fazer respeitado. Perde a legitimidade que separava o "cumpra-se" da força bruta.

A nossa virada O resultado emanado de apenas três homens brancos de toga preta, que fizeram de seus postos (não eleitos) um instrumento de ativismo político e perseguição, representa o interesse dos que negam a vontade da maioria e excluem no Brasil. A condenação daquele grande líder popular fez a consciência democrática se fortalecer no seio do povo.

Dane-se provas. Basta acusar  Moro não é só Moro. Eu estava em Porto Alegre no julgamento de Lula. Moro é Gebran, Laus e Paulsen. Moro é Raquel Dodge. Moro é o Ministério Público. É um juiz com papel de acusador.

As traças têm fome Onde estão os magistrados que impuseram pena de três anos e seis meses de prisão de Luis Inácio da Silva, naquele 25 de fevereiro de 1981? Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, o réu era acusado de promover greves, violando a Lei de Segurança Nacional. Vivos ou mortos, quem os reverencia hoje?

Celas frias não brotam flores (Lula, viva) Haverá um amanhã, para cada injustiça cometida e dor acumulada, porque a história a tudo vê e a nada se cala. Traca seus sinais, e não os esconde as novas gerações.

A poesia da desobediência A desobediência de Lula poderá ser uma estratégia equivocada diante do espírito de corpo – pesadíssimo- judicial. Manifestação social mais grave e densa de o que sucedeu em Porto Alegre, relativamente a este processo de Lula, estima-se que o PT jamais consiga. Não há, em regra, outro recurso, agora, com a possibilidade de reanálise fática.

Um novo paradigma da teoria econômica: agravamento da crise fabricada O congelamento do Orçamento da Nação por 20 anos compõe o quadro de medidas erradas e ridículas do ponto de vista econômico. É uma amarra à dinâmica do crescimento. O modelo atual é um vetor na direção do caos.

Lula, juízes midiáticos e a democracia ameaçada A ditadura da toga é tão ou mais prejudicial ao estado democrático e de direito quanto qualquer outra ditadura. Um juiz pode tudo dentro da constituição, dentro da lei, fora dela é um fora da lei e como qualquer fora da lei deve ser combatido.

O nosso sínodo do cadáver O julgamento contra Lula – e não simplesmente o julgamento de Lula – ultrapassa os limites de seu governo e do PT como partido. Este julgamento é contra uma potência que está latente em nosso país. Não basta condenar Lula, é preciso condená-lo pelo que ele defende: a expansão dos direitos sociais e a garantia de uma vida digna a todos neste País.

A história não dá saltos Agora é mais vontade para lutar. Ficou mais fácil. Sabemos claramente quem são os inimigos. Reconstruir esse país não vai ser fácil, porque pouco restará do patrimônio e da soberania dele... Luta ontem, hoje e sempre!!! Levantem a cabeça e vamos à luta!!

Pedido de asilo político de Lula justifica-se ou não diante da caçada jurídico-midiática para prendê-lo e anulá-lo politicamente?  Se o candidato de oposição ao status quo golpista é somente Lula e ele acaba de ser condenado por razões ideológicas, embora busquem vinculá-lo à corrupção, para efeitos aparentes, a continuidade da sua luta só pode desenrolar-se em duas circunstâncias. Primeiro, na cadeia, porque sua prisão está à vista; segundo, no exterior, ao pedir asilo. 

Lições de luta de Fortaleza De tudo que havia visto em Fortaleza só me levava a uma conclusão: os sindicatos muito teriam de aprender com a militância política das entidades de classe do Ceará. Os nossos sindicatos precisam deixar de ser atuantes apenas na campanha salarial e aprender a ter uma comunicação formadora de quadros e de cidadania, tão necessária nestes dias de golpe

Carta aberta aos paneleiros Nós, pobres petralhas e mortadelas perdemos quase todas. Na verdade, só conseguimos ganhar mesmo em 2002, 2006, 2010, 2014.Sa bemos pelo currículo, que vocês não costumam dar muito bola para a democracia, mas se perceberem, nessas quatro vitórias quem decidiu foi o povo brasileiro.

Delenda est Lula! Não se trata mais de denunciar que eleições sem Lula são uma farsa, mas que a condenação política de Lula, sua prisão e seu amordaçamento constituem um crime inaceitável e Lula deve ser protegido dessa possibilidade por desobediência civil legítima.

Veja intensifica campanha pela prisão de Lula para facilitar a vida eleitoral do PSDB Veja vai direto ao ponto que interessa ela e aos golpistas: as consequências eleitorais da condenação e a possível prisão de Lula para tirá-lo da disputa presidencial de outubro. Sem o petista no páreo, calcula, aumentam as chances de o tucano Geraldo Alckmin chegar ao Palácio do Planalto.

Zé Dirceu: a guerra, que será popular e longa Ele que cunhou o dia de hoje como o Dia Da Revolta, disse que está, "indignado, mas esperançoso. Só crescerá o apoio a Lula. Perdemos a batalha não a guerra, que será popular e longa.

Lula é Geni Cuspiram em Lula como cospem em Geni. Bateram em Lula como batem em Geni. Para isso foram feitos. Reduzidos à própria insignificância, Lula e Geni deveriam se contentar com o mangue, o cais do porto, atrás do tanque, o mato. Ousaram ir além. Vê-los caminhar entre homens nobres é um despropósito. Vê-los frequentar os salões do poder, uma heresia.

O caso Lula - de Pretores e de Vigiles  Queiram ou não os personagens que estrearam o espetáculo, o julgamento em segunda instância do presidente Lula será apresentado, nos livros de história, como um dos mais didáticos, sórdidos e mais bem acabados exemplos de como se procede à mais cínica manipulação da opinião pública.

Juízes e procuradores em busca de minutos de fama Os cidadãos brasileiros não podem ficar entregues aos humores de procuradores e juízes arbitrários, que não aceitam sequer, por suprema arrogância, uma lei contra abuso de autoridade. O caminho para isso é uma constituinte que varra as cavalariças do rei do Judiciário.

A decisão do TRF4 e o salto dialético da história  Se todo poder emana do povo, e se Lula é o político que mais representa o povo, então a vontade popular determina que Lula ocupe uma escala hierárquica infinitamente superior a de qualquer juiz.

Um país condenado e o futuro aprisionado  O teatro de sombras e de farsa processual conduzido pela direita conservadora desdenha do povo brasileiro em nome dos seus interesses imediatos.

Porto Alegre: a decisão agora está com o povo  Não foi Lula quem foi condenado, ontem, mas o direito do povo de eleger diretamente o seu presidente. Porém, não obstante a vitória da justiça golpista, obtida sob a proteção de enorme aparato policial, esta foi uma vitória de Pirro

Nenhum comentário: