quarta-feira, 3 de junho de 2015

Caixa registra lucro de bilhão e meio no primeiro trimestre de 2015

Resultado representa alta de 2,5% sobre igual etapa do ano passado


O lucro da Caixa Econômica Federal, para um período de crise econômica, foi muito bom no primeiro trimestre.

No fim de março, a carteira de crédito ampliada do banco controlado pela União somava 624,4 bilhões de reais, avanço de 20,1 por cento em 12 meses. O avanço percentual é quase o dobro da média obtida pelos rivais Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil no mesmo período.

Por outro lado, a Caixa seguiu a tendência dos demais bancos de piora na qualidade da carteira. Seu índice de inadimplência acima de 90 dias bateu 2,86 por cento no trimestre, ante 2,63 por cento um ano antes, o pior resultado em seis anos.

As provisões para crédito de liquidação duvidosa dobraram no primeiro trimestre na comparação com um ano antes, para 5 bilhões de reais.

No primeiro trimestre, o retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio foi de 13,7 por cento, queda de 10 pontos percentuais sobre um ano antes e abaixo dos níveis de todos os principais concorrentes.

HABITAÇÃO

Apesar de recentes medidas do governo federal para restringir a concessão de crédito habitacional, segmento do qual a Caixa é líder no país, o banco viu sua carteira imobiliária crescer 24,6 por cento em 12 meses até março, para 354,2 bilhões de reais.

(Por Aluísio Alves)

Fonte: Brasil247, 03/06/2015

Nenhum comentário: