sábado, 20 de abril de 2013

Suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial, diz estudo

Publicada por  Dr. Tufi Dippe Jr
Pesquisadores da Queen Mary University de Londres, Reino Unido, descobriram que o suco de beterraba reduz a pressão arterial. Neste estudo 15 indivíduos hipertensos beberam um copo diário de suco de beterraba (aproximadamente 250 ml). Os pesquisadores observaram uma redução média da pressão arterial sistólica de 11,2 milímetros de mercúrio. A maior parte deste efeito durou 24 horas.

Acredita-se que nitratos encontrados na beterraba sejam convertidos em nitritos quando consumidos. Especificamente, há uma interação entre a saliva e os nitratos, que os converte em nitritos. Estes nitritos, por sua vez, causam um relaxamento das artérias, reduzindo a pressão arterial.

Parece razoável extrapolar que você possa obter um efeito ainda melhor se mastigar a beterraba, permitindo uma maior exposição do alimento a saliva.

O investigador principal do estudo, o Dr. Ahluwalia, disse: "estudos têm demonstrado que todas as frutas e legumes proporcionam uma proteção contra ataques cardíacos e derrames cerebrais. A verdade sobre esses vegetais é que eles representam a principal fonte de nitratos em nossa dieta."

Nutricionistas recomendam a ingestão diária de 5 porções de frutas e legumes.

Fonte: Portal do Coração

Nenhum comentário: