quarta-feira, 13 de agosto de 2014

"Perdemos uma jovem liderança com um futuro promissor", diz Dilma

Presidente lamentou morte de Eduardo Campos e prestou condolências a todas as famílias das vítimas

Dilma: "Espero que o exemplo de Campos sirva para mantê-lo vivo na memória dos corações dos brasileiros e brasileiras".

A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do candidato Eduardo Campos (PSB), em um pronunciamento feito na tarde desta quarta-feira (13/8). Dilma afirmou que ao acidente foi uma enorme perda para o povo brasileiro e deu os pêsames para as famílias de todos as vítimas que estavam no avião.

"Hoje o Brasil está de luto, sentindo com uma morte que tirou a vida de um jovem político promissor. Esse fato entristeceu todos os brasileiros e brasileiras", afirmou a presidente.

No discurso, Dilma recordou os momentos em que esteve ao lado de Campos, quando era ministra de Minas e Energia, durante as campanhas políticas e durante todo o governo da presidente.

Campos e Dilma se encontraram pela última vez no funeral do escritor brasileiro Ariano Suassuna, em julho. No velório, a presidente fez questão de cumprimentar o ex-governador. "Mantivemos mais uma vez a reiterada relação afetuosa que construimos ao longo da vida", afirmou.

A presidente ressaltou a forma calorosa como sempre foi recebida pela família de Campos e mencionou a mãe, e a esposa do candidato. Ela também lembrou como foi influenciada pelo avô de Campos, Miguel Arraes, três vezes governador de Pernambuco: "Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes”.

A presidente não poupou elogios ao candidato e afirmou ter certeza de que ele conseguiria exercer os mais altos cargos do país. "Espero que o exemplo de Campos sirva para mantê-lo vivo na memória e nos corações dos brasileiros e brasileiras. Sem dúvida, há um momento de pesar, de tristeza, um momento que devemos acatar com o reconhecimento que nos seres humanos fomos afetados pela fragilidade da vida", disse Dilma.

A presidente também prestou condolências para as famílias dos assessores Pedro Valadares, assessor direto; Carlos Augusto Percol, assessor de imprensa; Marcelo Lira, cinegrafista; e Alexandre Severo, fotógrafo oficial, além dos pilotos Marcos Martins e Geraldo da Cunha. Dilma também estendeu o pesar para todos aqueles que foram afetados no acidente de alguma forma. "Fomos afetados pela fragilidade da vida, mas também pela força e exemplo das pessoas", disse.

Dilma disse que vai ao enterro do candidato e que tentou falar com a mãe de Campos, Ana Arraes, mas não conseguiu contato. “Tentarei também ligar para a Renata (mulher de Campos) com quem tive uma relação pessoal e agradeço a forma calorosa com que ela me recebeu”, disse. 

Dilma contou também que ligou para o governador de Pernambuco, João Soares Lyra Neto, colocando à disposição “todas as condições materiais” do governo federal pedindo a ele que avise sobre a data do funeral, quando confirmada. 

Luto de três dias

Mais cedo, em nota, Dilma divulgou que decretou luto de três dias pela morte de Campos. As bandeiras do país já estão a meio mastro. Dilma também cancelou a agenda de campanha que teria nos próximos dias. Na nota divugada mais cedo, a presidente afirmou que o Brasil perdeu um “grande companheiro” e “grande brasileiro”. 

Dilma e Campos tiveram grande convivência durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência”, afirmou Dilma. A presidente disse ainda que Campos foi um “pai e marido exemplar”.  Com informações de Julia Chaib

Fonte: Correio Braziliense, 13/08/2014 

Nenhum comentário: