A ferrovia diminui o preço do frete e dá mais dinamismo ao transporte da produção
O governo federal autorizou, no último dia 10/07, a elaboração de estudos para a construção de seis novas ferrovias, que somarão 4.676 km. 19 grupos empresariais se candidataram e apresentaram 81 requerimentos de autorização para elaborar as análises sobre a viabilidade das seis linhas previstas no Programa de Investimentos e Logística e apresentarem suas propostas, que passarão por uma seleção pelo Ministério dos Transportes. Depois, esses estudos serão detalhados em projetos e só então começará a construção.
A principal via de escoamento da produção do Mato Grosso ligará Sinop (MT) ao porto fluvial de Miritituba (PA), de onde a carga seguirá em barcaças até os portos mais ao Norte. A estimativa das empresas é que 40% da produção de grãos e farelo do Estado sejam embarcadas por essa linha, batizada de "Ferrogrão". Esse trecho recebeu 16 propostas.
Também foi contemplada uma ferrovia entre Sapezal, no oeste mato-grossense, até Porto Velho (RO). É outro trecho sugerido pelas empresas do agronegócio.
"Estamos muito animados", disse o presidente da EDLP, Guilherme Quintella. "As prefeituras e os produtores do Mato Grosso estão entusiasmados com a ideia."
De acordo com o Ministério dos Transportes, as linhas entre Sinop e Miritituba e Sapezal e Porto Velho serão estudadas num prazo de oito meses. Para as demais, o prazo é de seis meses. A pasta esclareceu também que não há exclusividade. Ou seja, mais de um grupo pode estudar o mesmo trecho.
Fonte: Folha de São Paulo
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