Problemas que podem afetar a visão
- A visão sempre foi fundamental para o ser humano. Identificar a fumaça
ao longe era vital nos tempos primitivos, bem como a apreciação da arte
aguçou a visão das pessoas ao longo das civilizações. Mas não há como
negar que a tecnologia alterou nossos hábitos completamente
- De olho nos erros refrativos
A miopia ocasiona visão turva à distância, e é o tipo mais comum. Ocorre quando o olho é muito longo ou quando a córnea é muito curva. Esse comprimento excessivo faz com que os raios luminosos, após passarem pelos meios ópticos, formem a imagem antes da retina, fornecendo ao cérebro uma imagem sem foco.
- Ao contrário da miopia, a hipermetropia provoca visão turva principalmente para perto, podendo também causar baixa acuidade visual para média e longa distância. É causada por um olho muito curto ou uma córnea muito plana. Os raios luminosos não são convergidos o suficiente pelo olho, portanto a imagem vista se forma atrás da retina, ficando borrada.
- Já o astigmatismo ocorre quando as superfícies que compõem o globo ocular, como a córnea ou, menos comumente, o cristalino, apresentam diferentes raios de curvatura. Neste caso, o olho não consegue focalizar claramente a nenhuma distância. Existem vários tipos de astigmatismo.
- A presbiopia é um distúrbio que afeta todas as pessoas, normalmente a partir dos 40 anos de idade. À medida que o ser humano envelhece, ocorre uma progressiva perda de flexibilidade do cristalino, frequentemente acompanhada por diminuição da visão de perto.
- Todos os tipos de graus citados são passíveis de correção por óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa a laser ou por implante de lentes intraoculares. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico oftalmologista.
- Conheça um pouco mais sobre o sentido da visão através de um interessante vídeo, com 12 minutos de duração.Acesse: http://www.youtube.com/v/2ggf_6h5bZM
-
- Fonte: Jornal Mundo Jovem
Nenhum comentário:
Postar um comentário