domingo, 5 de janeiro de 2014

Governo quer fazer leilão da usina São Luiz do Tapajós em 2014


Hidrelétrica seria primeira baseada no modelo de exploração de petróleo em alto-mar, com impacto mínimo ao meio ambiente

O governo federal está trabalhando para licitar a usina hidrelétrica São Luiz do Tapajós (PA) em 2014, informou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, nesta segunda-feira.

"A gente está trabalhando mirando 2014, mas claro que é um grande desafio porque é uma usina estruturante, uma grande usina, com todas as dificuldades características", disse Tolmasquim, a jornalistas, após o leilão de energia A-3 realizado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A hidrelétrica São Luiz do Tapajós, de cerca de 6.133 MW, seria o primeiro no conceito de usina-plataforma, baseado no modelo de exploração de petróleo em alto-mar, com o objetivo de causar impacto mínimo no meio ambiente. Essas usinas seriam cercadas de floresta por todos os lados.

Antecipação
Tolmasquim disse ainda que pretende fazer os outros leilões de energia nova de 2014 no primeiro semestre. "A ideia é tentar antecipar os leilões.. a ideia é fazer no primeiro semestre, de preferência, para ter mais tempo para construir", disse Tolmasquim.

Por enquanto, estão previstos leilões de energia A-5 e A-3 em 2014 e a EPE ainda não definiu se fará leilão de energia de reserva, segundo Tolmasquim. "Caso tenha, a gente também vai tentar fazer no primeiro semestre", acrescentou.

Já no segmento de transmissão, por enquanto, está prevista a licitação do sistema principal de transmissão da hidrelétrica Belo Monte, em 7 de fevereiro, além de outros dois leilões de expansão do sistema de transmissão. 
 
Fonte: Terra, 04/01/14

Nenhum comentário: