terça-feira, 6 de novembro de 2012

Polícia Federal realiza operação "Eldorado", em Itaituba

Hoje, a cidade de Itaituba, recebeu um efetivo de agentes da Policia Federal, para realizar uma operação denominada "ELDORADO". 

Agentes da Policia Federal na 19ª Seccional de Polícia de Itaituba

A operação começou por volta das 4 horas da madrugada de hoje, quando as primeiras compram de Ouro começaram a ser visitadas pelos agentes federais, fortemente armados e com mandados de Busca e Apreensão.

A Policia federal está em Itaituba, supostamente a pedido do Deputado Federal Dudimar Paxiúba, do PSDB-PA, que usou a tribuna da Câmara Federal, para denunciar o uso de dragas, na região de garimpos, que além de atuar de forma ilegal, estariam causando enormes estragos ao meio ambiente. A operação foi iniciada nos pontos de compra de ouro e presume-se que será estendida aos garimpos.
Deputado Dudimar PSDB-PA botou o "dedo na ferida"

O empresário do ramo, Seme Sefrian, ex-secretário de Mineração e Meio Ambiente, disse que está preocupado com a operação, tendo em vista que grande parte da economia do município se baseia na mineração. Também relatou que alguns garimpos estão irregulares, mas segundo ele o governo precisa dar uma oportunidade para que os mesmos possam se legalizar e trabalhar dentro da lei.
Seme Sefrian, empresário e ex-secretário de Mineração e Meio Ambiente

Se antecipando ao que poderia acontecer, o vereador Peninha, do PMDB e o deputado estadual Hilton Aguiar, do PSC, em Belém, procuraram o DNPM e a SEMA, para tentar agilizar a legalização das áreas garimpeiras.
Reunião na SEMA em Belém, para tratar sobre um assunto que se arrasta há décadas

Peninha propôs a Câmara Municipal enviar um documento a bancada de Deputados da Amazônia, para que eles possam vir a Itaituba e discutir com as autoridades e com os garimpeiros. Segundo o vereador, caso haja uma interdição nos garimpos do Tapajós, Itaituba entrará em colapso, devido à vinda de aproximadamente 30 mil garimpeiros para a cidade, que não dispõe de condições para receber tanta gente dentro de tão pouco tempo.
Vereador Peninha discursou na câmara enfocando o problema

Na 19ª Seccional Urbana da Policia de Itaituba, a movimentação de agentes da Policia Federal foi intensa. Até o fechamento desta matéria, 07 pessoas foram presas e estão prestando depoimento. Ninguém da Policia Federal se manifestou sobre a operação, mas a informação extra oficial é de que a operação " "ELDORADO" está sendo realizada em Itaituba, Jacareacanga e Trairão.

Fonte: Com informações e fotos do blog  do Junior Ribeiro, 06/11/12

Nenhum comentário: