quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entre os melhores do Diap, no Congresso: sete são do PCdoB

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a agosto de 2011. Entre os 100 "Cabeças" do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.

Os critérios usados pelo Diap na seleção são a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Presença feminina

A presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

Do grupo das deputadas mais influentes estão as deputadas Alice Portugal (BA) e Manuela d'ávila (RS) e a senadora Vanessa Grazziotin (AM), do PCdoB, além das deputadas Ana Arraes (PSB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP) Rose de Freitas (PMDB-ES) e as senadoras Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Marta Suplicy (PT-SP).

Cinco categorias

O Diap identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com suas habilidades, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. As categorias são debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores e formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

Os parlamentares do PCdoB escolhidos pelo Diap são os deputados Aldo Rebelo (SP), jornalista, articulador; Alice Portugal, farmacêutica bioquímica, debatedora; Daniel Almeida (BA), técnico industrial articulador; Manuela d'ávila (RS), jornalista, articuladora; Osmar Júnior (PI), professor, articulador: e os senadores Inácio Arruda (CE), servidor público, debatedor e a Vanessa Grazziotin, professora, debatedora.

Veja a lista completa

De Brasília
Márcia Xavier

Nenhum comentário: