sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Rapidinhas

Colunista

Como se fosse limpinho e cheiroso, Renan surta ao ouvir que Senado não tem moral pra julgar Dilma

Luciana Oliveira
O que a senadora Gleise disse, foi manchete no jornal americano Los Angeles Times no início da abertura do processo, quando estampou: “Os políticos que votam o impeachment da presidente do Brasil são acusados de mais corrupção do que ela”. Pode até ter sido inconveniente a provocação da senadora, mas caluniosa, não.
Colunista

Cai o mito

Leandro Fortes
O ocorrido com Flávio Bolsonaro trouxe a público uma faceta da rotina dos Bolsonaro que, embora deduzível, causa um misto de horror e pena: papai Bolsonaro é um fascista, também, em família.
Colunista

Gilmar escancarou: o Supremo sempre soube dos abusos

Ribamar Fonseca
O Ministério Público vai abrir investigações para descobrir o autor dos vazamentos? O ministro Dias Toffoli vai processar a revista "Veja"? Por que não querem as delações da OAS e da Odebrecht? Gilmar vai ficar só nas palavras ou vai tomar medidas concretas contra os abusos?
Colunista

#NãoVaiTerGolpe

Esmael Morais
Não há certeza de que haverá golpe. Até mesmo a velha mídia que torce pela cassação de Dilma pôs a barba de molho.
Colunista

O grande salto para trás de Michel Temer

Wanderley Guilherme dos Santos
A massa assalariada brasileira está sendo vendida a preços de saldo, com as liquidações iniciais dos programas educativos e sociais. O patrimônio de recursos materiais, como antes, será oferecido como xepa. A repressão à divergência não será tímida. Não há nada a esperar.
Colunista

Ritos da democracia

Renan Calheiros
Apesar de ser o segundo processo semelhante em poucos anos, nossa legislação está completamente anacrônica e carece de uma reformulação urgente. A lei de 1950 não atende mais nossa realidade e, superada esta votação, é urgente que o Congresso de dedique a aprimorar a lei no que tange ao afastamento do presidente da República.
Colunista

Os sujos e os mal-lavados

Roberto Amaral
O que se discute à margem da reação naturalmente destemperada do ministro Gilmar Mendes é a indignação seletiva. Como pôr na mesma balança o silêncio conivente de ontem com a reação emocional de hoje? Por que o silêncio conivente quando as vitimas são o ex-presidente Lula e seus correligionários ou pessoas próximas?
Colunista

A que tradição se filiará o Senado da República?

Haroldo Lima
O Senado tem duas tradições que coexistem: a de decidir problemas de repercussão nacional levando em conta os interesses do país, buscando saídas para as crises, e a de submeter-se a motivações menores, oportunistas, fisiológicas, quase sempre corruptas. Uma tradição engrandece a Casa; a outra, a envergonha.
Colunista

Os descerebrados

Lelê Teles
Exemplo de superação, minha filha, quem tem fé supera tudo. Esses aqui eram atores, ficaram paralíticos e agora são atletas, pra deus nada é impossível.
Colunista

Olimpíadas, sim, nós podemos!

Perpétua Almeida
Precisamos fazer justiça com a história. O desempenho recorde do Brasil nos Jogos Rio 2016, sem contar com as possíveis vitórias na Paraolimpíadas, deve-se muito às políticas públicas dos dois últimos governos eleitos democraticamente.
Colunista

Se vazamento cancela delação, Lava Jato toda deve ser passada a limpo

Chico Vigilante
Por que Janot, que sempre fez vista grossa para vazamentos da operação Lava Jato, suspendeu esta delação, da OAS, e não as demais já ocorridas? Obviamente porque ela contém denúncias pesadas contra Michel Temer, José Serra, Aécio Neves, Geddel Vieira Lima, entre outras figuras centrais da direita na luta pelo poder no Brasil.
Colunista

O julgamento de Dilma

Michel Zaidan
Pelo visto, no regime presidencialista que nos coube viver, o maior pecado do governante é se incompatibilizar com o Congresso, seus líderes e seus parlamentares. E a maior virtude é lhes fazer todas as vontades, mesmo à custa do erário público.
Colunista

Certezas e mitos

Leonardo Aragão
Culpar Dilma por chegarmos nessa crise sem precedentes é fechar os olhos a uma necessidade urgente de reinvenção do PT e da esquerda, que precisa ser mais jovem, mais criativa, com mais capacidade de diálogo.
Colunista

Os vira-latas e o osso

Lelê Teles
Temer olha - de baixo pra cima, como convém - no fundo dos olhos do secretário de estado estadunidense, John Kerry, o sub do sub. Marcela jamais recebeu uma reverência destas e jamais receberá. Porque isso é o ágape canino, é o amor do cão pelo senhor que o alimenta.

Nenhum comentário: