segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Rapidinhas

Cargo da secretária adjunta de Saúde de Santarém, está vago há um mês 

Prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB), ainda não encontrou uma pessoa de sua confiança para substiuir a ex-secretária adjunta de Saúde (Semsa), Lívia Corrêa e Castro ou então, não está preocupado em nomear alguém para o cargo vago. Lívia pediu exoneração há um mês. 

Povos da floresta e o novo governo Dilma: o que esperar?

Povos da floresta e o novo governo Dilma: o que esperar? É o questionamento de Edilberto Sena, em artigo no Blog do Jeso. O cenário é o segundo mandado da presidenta Dilma, que terá início em janeiro vindouro. Vai mudar ou continuar o mesmo estilo do eu quero assim, assim será feito? Quais serão seus ministros? Quem vai dar o rumo a esse novo mandato? 

Minério coloca Pará em 8º lugar no país

Ocupando a 12ª colocação entre os 27 Estados brasileiros, incluído aí o Distrito Federal, no tocante à formação do Produto Interno Bruto (PIB), o Estado do Pará ganha quatro posições e passa a ocupar o oitavo lugar quando o parâmetro passa a ser o PIB industrial. Essa variação põe em relevo, mais uma vez, o peso da atividade mineral na economia do Estado. Mais que qualquer outro fator, é a grandeza dos números relativos à indústria de mineração que explica essa singularidade num Estado cujo processo de industrialização é ainda incipiente.

Advogado é preso por estelionato e falsificação de documentos

O advogado Rodrigo Jennings (foto) foi preso em Santarém, acusado de acusado de falsificar documentos públicos, inclusive a assinatura de um juiz, estelionato, falsidade ideológica, entre outros crimes. A informação é *do Blog do Alailson*. A ordem de prisão partiu do magistrado Paulo Evangelista, titular da 4ª Vara Penal. A gravidade do caso está sendo apurada, assim como as consequências que possam ter sido ocasionadas pela falsificação de assinaturas e documentos. Preso, o advogado alegou desconhecer as acusações. 

Marcelo Adnet admite traição: “Errei e me arrependo”

O humorista Marcelo Adnet foi flagrado, nesta quinta-feira (6), beijando uma mulher na rua, perto de um bar. Ele resolveu, nesta sexta-feira (7), se pronunciar no Twitter. — Errei e me arrependo. Minha atitude afetou a mulher mais importante pra mim. Eu e Dani estivemos sempre juntos. Ela é minha melhor amiga e o amor da minha vida.


Governador eleito do Maranhão, Flávio Dino, priorizará os 20 municípios mais pobres

O deputado estadual Neto Evangelista, que integrará a equipe de governo de Flávio Dino (foto) como secretário de Desenvolvimento Social a partir de 2015, anunciou que buscará o Governo Federal para assumir relações institucionais e trabalhará pela mudança desde o primeiro dia de governo “É fundamental diminuir as desigualdades sociais e combater a pobreza. 


Empresa de Tomé-Açu ganha Prêmio Finep de Inovação

Apenas uma empresa do Pará está entre as 4 que venceram a edição 17 do Prêmio Finep de Inovação na região Norte. Três são do Amazonas. A única paraense é a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), que venceu na categoria “tecnologia social”. Os prêmios foram entregues na quarta-feira (26), no Rio de Janeiro. 

MEC elimina 65 candidatos por uso de celulares no Enem 

No 1º dia No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 65 candidatos foram eliminados por uso indevido de telefones celulares, segundo balanço parcial do Ministério da Educação (MEC). O número já é superior ao registrado em todo o final de semana de provas da edição passada, quando 47 pessoas foram eliminadas – 24 no primeiro dia. 

A lerdeza do 8ºBEC e o Drama da Rodovia Transamazônica

O Fórum das Entidades de Itaituba, reuniu ontem, 05/11, na sede da CDL, com um representante do 8º BEC, para saber do por quê da paralisação da obra de recuperação do trecho urbano da Transamazônica, bem como o prazo previsto para seu término. Segundo o Major Nogueira, do 8º BEC, o fornecedor não entregou insumos, e sexta feira, amanhã, se dará o reinicia dos trabalhos. Os serviços para este ano deverão se estender até o km 4, a parte mais crítica da dessa via. O militar garantiu que o Exército não vai abandonar a obra. Mas vai demorar quanto tempo para terminar?

Socorro Oliveira fez aniversário

A família Oliveira se reuniu na noite da ultima sexta feira, dia 6, para comemorar idade nova da minha colega e professora Socorro Oliveira. A comemoração foi na residência de sua irmã, Eli Oliveira. Dona Maria Oliveira, matriarca da família esteve presente juntamente com toda a família, entre elas; Lia e Ana Lídia. A festa também contou com a presença de parentes e amigos.



Juiz pune Receita por violar sigilo bancário de empresa em Santarém

Só o Judiciário pode confrontar direitos fundamentais para decidir, em cada caso, qual deve prevalecer. Por isso, a Receita Federal não pode violar o sigilo bancário dos contribuintes sem a devida autorização judicial. Foi o que decidiu o juiz federal José Airton de Aguiar Portela, da 2ª Vara Federal de Santarém (PA). 

Prefeita foi vaiada em inauguração no Piracanã

O que era para ser uma festa se tornou um constrangimento para a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes. No final da tarde de sexta-feira, quando da inauguração da Unidade de Saúde no Bairro do Piracanã, no Residencial Minha Casa Minha Vida, ela foi vaiada quando fez uso da palavra. A gestora municipal foi pedir desculpa pelo atraso da entrega daquela obra, momento em que foi repudiada com vaias pelos moradores do bairro. Mas o pior ocorreu quando a prefeita foi justificar o atraso da obra da construção da creche naquele bairro, as vaias foram bem maiores. 

Desmatamento disparou na Amazônia

Agora é oficial: o desmatamento na Amazônia disparou em agosto e setembro. Foram devastados 1.626 km² de florestas, um crescimento de 122% sobre os mesmos dois meses de 2013. O governo federal já conhecia esses dados antes do segundo turno da eleição presidencial, realizado no último dia 26. As análises mensais do sistema de alertas de desmatamento estavam prontas pelo menos desde 14 de outubro no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). 

GAZETEIRA ESTÁ FORA DE VEZ


Em breve cerimônia realizada na Câmara municipal de Rurópolis na manhã desta quinta-feira, 06/11/14, o presidente da Casa Jonas Lourenço da Silva/PT, acompanhado de outros vereadores e representações políticas, reconduziu ao cargo de vereador VALMIR RIBEIRO DE MATOS/PP. Valmir popularmente como Mil, volta a ocupar a vaga deixada por Flora Maria Variani que perdeu o mandato no final de 2013, após exceder o número de faltas permitido no regimento interno da casa. 

Itaituba se prepara para não ser surpreendida pela febre Chikungunya

A febre chikungunya é oriunda da África. *Chicungunha é um aportuguesamento de chikungunya, o nome da doença na língua maconde, um dos idiomas oficiais daTanzânia, onde foi documentada a primeira epidemia da doença em 1953. O termo provém da raíz verbal kungunyala, e significa "tornar-se dobrado ou contorcido", em referência à aparência curvada dos pacientes, motivada pelas intensas dores articulares e musculares, características da doença. Em Angola (África) a doença é popularmente conhecida por catolotolo.

Itaituba sediou 1º Encontro de Atualização para Farmacêuticos do Sudoeste do Pará

Pela primeira vez o Conselho Regional de Farmácia se fez presente em Itaituba, e logo para promover um encontro de atualização dos farmacêuticos da região sudoeste do estado. O evento foi realizado, ontem, quinta, no auditório da FAI, tendo contado com a maioria dos profissionais da área. Abriu o encontro, o presidente do CRF, Daniel Jackson Costa, que falou aos presentes dos trabalhos do conselho, discorrendo sobre o esforço que está sendo feito para que se cumpra a lei 13.021/2014, que torna obrigatória a presença de um farmacêutico de plantão em todas as farmácias. 
Aumento da gasolina deve chegar ao bolso do consumidor na segunda-feira

O reajuste de 3% no preço da gasolina anunciado na noite de ontem (06), pela Petrobras, não afetará o consumidor neste fim de semana. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo, José Alberto Paiva Gouveia, a previsão é que somente na segunda-feira (10), quando os postos de gasolina começarem a demandar o produto com o preço reajustado nas refinarias o consumidor vai pagar mais caro para abastecer seu carro.

Vereador Peninha denuncia abandono do Ginasio Municipal de Itaituba 

Peninha diz que o ginásio que custou muito dinheiro está abandonado e aos poucos está sendo destruído pelo tempo. e que na próxima semana, denunciará na Câmara o abandono do ginásio. Segundo ele aquele local está servindo de depósito para os utensílios da Defesa Civil fato que causou a destruição do piso da quadra, que está se soltando. Aquela obra está comprometida, ele afirma. A poeira está tomando conta e está parecendo mais um galpão abandonado do que um ginásio de esportes.

Rio Tapajós Shopping abre ao público em Santarém


O Rio Tapajós Shopping finalmente abriu suas portas à população santarena. O empreendimento começou a funcionar nesta sexta-feira (7), meio-dia. A direção do shopping recebeu os laudos do Corpo de Bombeiros que faltavam para a abertura deste novo espaço comercial. O Rio Tapajós Shopping é o maior empreendimento comercial construído no município nos últimos anos. Lá, foram investidos mais de R$ 200 milhões. A expectativa é que o novo centro de compras aqueça a economia local movimentando em torno de R$ 20 milhões em vendas por mês.

Nenhum comentário: