quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Roselito Soares será o líder de uma frente de partidos em Itaituba?

A política é muito dinâmica e é preciso entender os acontecimentos que ocorrem nos seus bastidores, para então, termos as condições necessárias para montarmos os cenários que antecedem os pleitos eleitorais. Na busca do Poder, há políticos que mudam de lado com tanta facilidade, como quem muda de camisa. As pessoas ficam chocadas, pasmas, por não entenderem esse processo.

Em 2012, teremos eleição para prefeito e vereadores. Portanto, estamos num ano eleitoral. Um ano de decisões importantes por parte do eleitorado. Afinal, vamos decidir quem vai administrar o município durante quatro anos, quem terá a responsabilidades de escolher os secretários municipais de saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e as demais áreas ou setores da vida do nosso município. Essa escolha terá um efeito direto na vida de todos os habitantes. Por isso a responsabilidade do eleitor é muito grande. A escolha dos vereadores também é extremamente importante para o futuro que queremos. É nesse contexto que se formam os grupos políticos, que acontecem as negociações, as alianças e até as negociatas, as intrigas. Em síntese, a disputa pelo poder.

O ex-prefeito Roselito Soares, o primeiro prefeito reeleito de Itaituba, renunciou ao mandato, em 2010, para fugir à cassação, mas a Justiça Eleitoral o condenou pelo abuso do poder ecônomico e o mesmo, perdeu os direitos políticos por oito anos.

Nas eleições de 2010, Roselito tentou ser eleito deputado, foi prejudicado pela Lei da Ficha Limpa e não atingiu seu objetivo.

No fim de 2011, Roselito Soares voltou ao cenário político de Itaituba. Grupos políticos, pré-candidatos a prefeito, partidos, se alvoroçaram, atenderam ao seu chamado e discutiram a formação de um possível grupo de oposição a Valmir Climaco, atual gestor do município. A vontade de Roselito é emplacar o nome de César Aguiar e Eliene Nunes, um como prefeito e o outro como vice, denominá-los de oposição, trabalhar e consolidar o discurso e, no final, ser o "rei da cocada preta"!

Ninguém, em sã consciência, pode negar o carisma, a força política que Roselito Soares, ainda tem em Itaituba, mas cabem aqui alguns questionamentos: ele é digno de confiança das lideranças políticas para dirigir a oposição? Ele cumpriu os acordos políticos que fez na sua gestão? Quais são os seus reais interesses quando surge como o aglutinador de forças políticas fragmentadas?

Antes dele surgir novamente, o deputado estadual Hilton Aguiar (PSC), negociava, promovendo vários encontros com alguns pré-candidatos, César Aguiar (PR), Cebola (PP), Eliene Nunes (PSD), Deputado Dudimar Paxiuba (PSDB), a fim de organizarem um só grupo, onde os dois mais votados do grupo, em uma pesquisa encomendada, seriam os candidatos à prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Paralelamente, além da articulação de Hilton Aguiar e de Roselito Soares, acontece outra que aponta para a possível aliança que pode envolver Horalice Cabral (PSB), Afábio Borges (PT), Anézio Ribeiro (PCdoB), Deuzin (PRB) e César Aguiar (PR), que determinaria uma candidatura vinculada ao Governo Federal.

Portanto, a conclusão é óbvia, Valmir com a máquina pública, está em vantagem, já tem acordos fechados e busca a todo custo a reeleição; é grande a indefinição de uma frente de partidos que tenta se opor a Valmir e as articulações de Hilton e Roselito, pela falta de credibilidade política que ambos têm, enfrenta barreiras enormes. 

Nesse jogo ainda teremos muitos lances e o time com possibilidades de vitória será aquele que souber combinar defesa e ataque com maestria. 

Nenhum comentário: