sábado, 1 de junho de 2024

Ex-Lava Jato, desembargador diz que não sabia que filho era sócio de Moro

CORRUPÇÃO

Publicado por Yurick Luz
DCM, 1 de junho de 2024 às 9:04

Sergio Moro e Marcelo Malucelli. Foto: reprodução

O desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4 (PR, SC e RS), afirmou em depoimento ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que não tinha conhecimento da sociedade entre seu filho, o advogado João Malucelli, e Sergio Moro em um escritório de advocacia.

Essas declarações foram feitas à Corregedoria Nacional de Justiça em 1º de junho de 2023, durante uma investigação da Lava Jato. O depoimento, conduzido pelo juiz auxiliar Otávio Port, durou cerca de 40 minutos.

“Fui pego de surpresa (…). É engraçado contar porque minha esposa, nervosa, disse em casa: ‘Inclusive, estão dizendo que você é sócio do Moro e não sei o quê. Que absurdo’. E ele (João, o filho) falou assim: ‘É, mas eu sou. Eu faço parte. Meu nome tá lá’ (…). Foi aquela surpresa geral em casa. Eu não sabia. Mas isso aí jamais interferiria nos meus julgamentos”, disse.

Vale destacar que a sociedade entre João Malucelli e Sergio Moro no escritório Wolff & Moro Sociedade de Advogados foi mencionada em representações contra Malucelli por alvos da Lava Jato, como Rodrigo Tacla Duran, e por Renan Calheiros.


O CNJ está investigando se Malucelli agiu para restabelecer uma ordem de prisão contra Tacla Duran, que vive na Espanha.

O casal João Malucelli e Julia Wolff. Foto: Reprodução

A sociedade não seria fonte de renda para João, que até novembro passado trabalhava no gabinete do deputado estadual Luiz Guerra (União-PR) com um salário de R$ 10,8 mil, por indicação de Moro. A sociedade seria apenas “protocolar”. Ele, que namora a filha mais velha de Moro, Júlia Wolff, também é sócio dela, do senador e de Rosangela Moro.

Malucelli também explicou que se afastou dos casos da Lava Jato após a revelação da sociedade entre seu filho e Moro. Ele afirmou que essa decisão foi tomada por razões pessoais ligadas à atuação do juiz Eduardo Appio, que substituiu Moro nos casos da operação.

Segundo Malucelli, Appio teria telefonado para João em tom ameaçador — uma gravação do telefonema foi divulgada, levando ao afastamento e à mudança de função do juiz.

Nenhum comentário: