Professor avalia em entrevista que esse processo "já começou" por meio da "guerra cultural". Assista na TV 247
Brasil 247, 14 de junho de 2024, 20:45 h
Boaventura de Sousa Santos (Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil)
O professor e sociólogo Boaventura de Sousa Santos previu, em entrevista à TV 247, enfrentará um processo de desestabilização devido a pressões externas, especialmente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos não descansarão enquanto o Brasil não sair do BRICS", afirmou. Segundo ele, os países democráticos são os mais vulneráveis e o Brasil, sendo o mais importante, está no centro dessas tensões.
Na entrevista, Boaventura comentou os desafios enfrentados pelo governo do presidente Lula nas pautas de costumes, mencionando a permanente influência de Jair Bolsonaro no debate público brasileiro.
"A direita venceu a guerra cultural no Brasil e a desestabilização já começou", disse ele, acrescentando que "o presidente Lula é hoje o líder mais respeitado do mundo", mas enfrenta desafios constantes para governar. "Por isso, a direita tenta o obrigar a governar em permanente crise", explicou.
Ao comparar com a Europa, onde as eleições para o Parlamento Europeu observaram um fortalecimento da extrema-direita, o sociólogo destacou que os resultados refletem principalmente agendas nacionais. "Na França, o Rassemblement National avançou, e na Alemanha, o AfD teve crescimento", observou. Ele ainda alertou para a normalização da extrema direita no continente, mencionando a possibilidade real de um governo de extrema-direita na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário