domingo, 24 de janeiro de 2016

Um maior desenvolvimento do País passa pela criação de novos municípios e estados

Se compararmos o Brasil a outros países no aspecto socioeconômico, veremos que temos muito o que avançar. Não tenho duvido nenhuma de que o desenvolvimento, a melhoria das condições de vida e trabalho envolve uma série de fatores, mas um deles é o tamanho da área territorial dos nossos estados e municípios.

No mundo, a superfície (extensão territorial) dos países varia muito. Temos países com territórios que cobrem quase todo um continente e outros que são tão pequenos como uma cidade. A Rússia é o maior país do mundo com uma área de 17.075.000 km², o Canadá vem em segundo com 9.975.000 km², em terceiro está a China com 9.600.000 km², em quarto lugar os Estados Unidos com 9.364.000 km² e em quinto o Brasil - 8.512.000 km².

O Pará tem 1.248.000 km². É o segundo maior estado Brasil, só perde para o Amazonas, que tem 1.559.148,890 km²    mesmo assim, ainda é um estado muito grande. Para termos uma ideia dessa dimensão territorial basta dizer que dentro do Pará, cabem 13 Portugal e meio, quase 2 Franças, quase 3 Alemanhas e meia. 

O maior município brasileiro é Altamira, no Pará, que tem 159.533,255 km², com dimensão territorial maior que vários estados brasileiros e maior que a Inglaterra. No Pará nos damos ao luxo de viajarmos 400 km para chegar na cidade seguinte.

O estado de menor extensão territorial no Brasil é Sergipe, com 21.918,493 km². Portanto, dentro do Pará cabem quase 57 estados de Sergipe. No Pará, com 144 municípios, cabem mais de duas Minas Gerais, que têm 853 municípios.

O distrito de Castelo de Sonhos, cortado pela BR-163, pertence ao município de Altamira. Para chegar a sede do município, demora-se cerca de 2 horas e mai de de avião; pela BR-163, tem que passar pelos municípios de Novo Progresso, Trairão, Itaituba, pegar a BR-230, ir para Rurópolis, Uruará, Medicilândia e Brasil Novo, ou seja, cerca de 1.000 km, para chegar a Altamira.

Há muitas localidades que buscam a emancipação política-administrativa e já têm condições para isso. Ajudá-las é ajudar o Brasil. Nesse contexto, dividir significa somar, significar crescer, significa diminuir os problemas.

Os Estados Unidos um pouquinho maior que o Brasil tem 50 estados. Porque o Brasil tem que ter apenas 26 Estados e 1 Distrito Federal?

É mais fácil cuidar de uma família pequena do que de uma família grande. 

Monteiro Lobato sabiamente dizia que governar é encurtar distâncias. Eu asseguro que quanto menores forem as áreas territoriais dos estados e municípios, mas fáceis eles serão de governar. 

Quando falamos em governar, nos lembramos de gente, de problemas sociais, de políticas públicas, de infraestrutura e quanto maior for a unidade federativa, maiores serão as dificuldades para administrá-la. Portanto, é urgente a necessidade de discutir e implementar a criação de novos estados e novos municípios. 

Nenhum comentário: