segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sete hábitos que evitam o mau hálito

Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados

POR LAURA TAVARES - PUBLICADO EM 22/09/2012Share on emailShare on facebookShare on twitt

Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais. De acordo com o dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), o mau hálito pode ser um alerta de que o organismo não está equilibrado ou de que a higiene não está sendo feita corretamente.

O problema ainda tem impacto social, causando constrangimento tanto ao portador, que evita o contato com outras pessoas, quanto a quem está por perto e fica sem jeito de manifestar incômodo e buscar distância do mau cheiro. Hábitos que evitam a situação, entretanto podem ser empregados sem muita dificuldade e afastar momentos inconvenientes. No Dia Internacional do Mau Hálito, aproveite para saber mais sobre o assunto.

  • Homem comendo sanduíche - Foto Getty Images
  • Homem bebendo água - Foto Getty Images
  • Mulher com raspador de língua - Foto Getty Images
  • Mulher comendo maçã - Foto Getty Images
  • Chiclete sem açúcar - Foto Getty Images
  • Homem usando fio dental - Foto Getty Images
  • Consulta médica - Foto Getty Images
DE 7
Homem comendo sanduíche - Foto Getty Images

Coma de três em três horas

Em jejum, o organismo começa a queimar gordura armazenada para obter energia. "Nessa reação, há liberação de compostos à base de enxofre, que é absorvido pela corrente sanguínea e, via pulmonar, expelido na respiração", afirma o dentista Marcos. Segundo o especialista, essa é uma halitose considerada sistêmica, pois não tem relação com as condições bucais do paciente. Por isso, fazer três grandes refeições ao longo do dia, intercaladas com lanchinhos, é uma boa estratégia para evitar o mau hálito, além de ser fundamental para uma dieta equilibrada.
VER TEXTO COMPLETO

Nenhum comentário: