quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Votos de Feliz Ano Novo com um convite a reflexão o nosso rio Tapajós

Três imagens do rio Tapajós, em anos diferentes, com cores diferentes, mostram claramente o que fingimos não ver: a morte lenta desse belo rio

Com os votos de Feliz Ano Novo a todos aqueles que acompanham este blog, peço também que reflitam sobre o nosso majestoso rio Tapajós. 

Outrora, um rio de águas limpas, azuladas e hoje, com seu leito sendo gradativamente assoreado,águas sujas, começa a dar sinais de que se a poluição continuar nesse mesmo ritmo não demorará termos somente a lembrança dessa estrada de sonhos, de aventuras, de contemplação e beleza.

A verdade é que estamos deixando isso acontecer com o nosso rio Tapajós, que está apresentando uma coloração totalmente alterada. Do belo rio de antes, hoje nos resta uma corrente de água barrenta.

Para evitar que aqueles que dizem que não é nada, o nosso cartão de Feliz Ano Novo vem acompanhado de três fotografias.

A primeira, uma foto aérea que mostra como era o Tapajós até poucos anos, algumas horas de barco acima de Itaituba.

A segunda foto foi tirada por Jota Parente, em 2010, de uma residência próxima do Rotary Clube, mostrando ainda um pouco do azul que tanto encantava.

Finalmente, a terceira foto mostra o Rio Tapajós às duas horas de hoje, foto também de jota Parente, dentro da barraca de eventos, na frente da cidade de Itaituba.

Existem ou não, motivos de sobra para quem ama a natureza, lamentar essa agressão, que acontece com a conivência das nossas autoridades e sob o nosso mais profundo silêncio.

Como diz o velho ditado, quem cala, consente.

Com informações e fotos do amigo Jota Parente, 31/12/14

Nenhum comentário: