terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Enquanto o presidente da Câmara Federal tem vantagens demais, falta dinheiro para políticas públicas

Ele tem a sua disposição casa, carro e 47 funcionários. Isso se chama luxo e extravagância

Kleyton Amorim/UOL

Salário de R$ 33,7 mil, casa de 800 metros quadrados com despesas pagas, dois motoristas, viagens, 72 funcionários. Estes são alguns dos principais atrativos do disputado cargo de presidente da Câmara dos Deputados. A eleição para definição do novo ocupante do cargo será no próximo dia 1º de fevereiro.

Considerado um dos postos mais poderosos da República, neste ano, a presidência da Câmara dos Deputados vem sendo disputada de forma bastante acirrada pelos quatro candidatos ao cargo: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Mas o posto carregado de responsabilidades também tem seus atrativos. 

Veja alguns:

Carro oficial: O presidente da Câmara dos Deputados tem direito a carro oficial com dois motoristas (em esquema de revezamento) à disposição.

Gabinete exclusivo: Além do próprio gabinete como deputado federal, o presidente da Câmara tem direito a um gabinete exclusivo. As instalações são mais amplas que as de um gabinete comum e têm vista para a Praça dos Três Poderes, em Brasília. A assessoria de imprensa da Câmara não informou a área do local.

Residência oficial: Enquanto parte dos deputados tem direito a apartamentos funcionais de até 200 metros quadrados, o presidente da Câmara dos Deputados têm a seu dispor uma casa de 800 metros quadrados de área construída na região conhecida como Lago Sul, uma das mais nobres de Brasília. A casa tem quatro quartos, escritório, sala de jantar e piscina.

Viagens em aviões oficiais: O presidente da Câmara dos Deputados tem direito de viajar em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), ou, se quiser pode optar por viajar em voo comercial com despesas pagas pela Câmara. As viagens podem ser por motivo de segurança e emergência médica, a serviço e descolamento para o local de residência permanente do presidente. 

Verbas para contratar funcionários: O presidente da Câmara tem direito a nomear 72 funcionários, sendo 25 como deputado federal e 47 para o auxiliá-lo no cargo de presidente da Casa. O mandato de deputado e o cargo de presidente, consomem dos cofres públicos R$ 5,2 milhões por ano, para pagar seus salários e 13º salário.

Fonte: Uol, 27/01/14

Nenhum comentário: