sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ibope: Em duas semanas, Dilma sobe e Aécio cai entre eleitores de Marina

Do UOL, em São Paulo, 24/10/2014

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), subiu cinco pontos percentuais entre os eleitores de Marina Silva (PSB) no primeiro turno, de acordo com o Ibope, nas últimas duas semanas. Aécio Neves (PSDB) permanece como opção favorita de quem escolheu a ex-ministra do Meio Ambiente no pleito de 5 de outubro, mas perdeu quatro pontos percentuais no mesmo período.

Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23), em que apareceu pela primeira vez na frente do tucano em intenções de voto no segundo turno, Dilma obteve 23% da preferência dos eleitores de Marina Silva, contra 60% de Aécio. Na sondagem realizada pelo Ibope em 9 de outubro, logo após o primeiro turno, Aécio tinha 64% nesse segmento, enquanto Dilma possuía 18%. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.

Brancos e nulos somam 12% na pesquisa divulgada ontem, e 5% dos 'marineiros' do primeiro turno permanecem indecisos --há duas semanas, esses números eram, respectivamente, 10% e 8%.

No total, a pesquisa desta quinta-feira indica Dilma com 49% e Aécio com 41% de intenções de votos do eleitorado. Há 3% de indecisos e 7% que pretendem anular ou votar em branco.

A subida de Dilma e a queda de Aécio ocorrem, coincidentemente, após Marina Silva declarar apoio ao candidato tucano, no último dia 12. Desde então, a ex-ministra apareceu ao lado de Aécio em um ato de campanha e também pediu votos ao candidato no horário eleitoral do PSDB.

No primeiro turno, Marina recebeu pouco mais de 22 milhões de votos, o equivalente a 21,32% dos eleitores que compareceram às urnas. Dilma obteve 41,59% (43 milhões de votos) e Aécio, 33,55% (34 milhões).

Na pesquisa divulgada ontem, o Ibope entrevistou 3.010 eleitores, entre segunda (20) e quarta-feira (22). A pesquisa foi encomendada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo. O número de registro no TSE é BR-1168/2014.

A sondagem publicada no dia 9 atrás foi realizada entre 7 e 8 de outubro e ouviu 3.010 eleitores. Ela também foi encomendada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo. O número de registro no TSE é BR-01071/2014.

Nenhum comentário: