segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Política/MP vai entrar com ação contra prefeito de Itaituba

O promotor Maurim Lameira Vergolino, da Comarca de Itaituba, deverá ingressar esta semana com uma ação civil publica contra o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar (PMDB), acusado de suposta prática de improbidade administrativa. A investigação do MP teve origem na Coordenadoria de Trânsito (Comtri) do município, depois que uma conversa por telefone entre o prefeito e diretor de Circunscrição da Comtri, Edilson Rodrigues, foi gravada e divulgada pela imprensa local. No diálogo, o prefeito exigia que o diretor liberasse o pagamento do imposto sindical de uma associação de mototaxistas. Como o diretor se recusou a cumprir a ordem o prefeito, este passou a ofender o seu subordinado, com ameaças de demissão.

Ao tomar conhecimento dos fatos, o promotor foi até a sede da Coordenadoria de Trânsito de Itaituba, onde apreendeu vários documentos, entre eles permissões para a exploração do serviço de mototaxi além do permitido pela lei municipal e a liberação de veículos com documentação irregular.

Por seu lado, Edilson Rodrigues, diretor do Comtri, ameaça entrar na Justiça contra o prefeito por assédio moral, pois o telefone celular estava no viva voz e a conversa entre ele e o prefeito foi ouvida por várias pessoas.

O prefeito Valmir Clímaco, que está se recuperando de uma cirurgia de apêndice, não se manifestou sobre o caso. Além do episódio na Coordenadoria de Transito do município, a administração do prefeito Valmir Climaco ainda enfrenta problemas com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp). O sindicato dos professores decidiu entrar em greve por tempo indeterminado e cobra explicações do prefeito e do seu secretário de Educação a respeito de sobras de recursos do Fundeb, que, de acordo com os cálculos do Sintepp, alcançam uma quantia superior a R$ 5 milhões.

Os grevistas aguardam uma reunião com o gestor de Itaituba desde 24 de janeiro deste ano, data em que deveria ter começado o ano letivo na rede municipal de ensino. Walmir Climaco assumiu a Prefeitura de Itaituba no ano passado, depois que a Justiça cassou o mandato do ex-prefeito Roselito Soares e do vice, Silvio Macedo.
Fonte: Jornal O Liberal, 31/01/11

Nenhum comentário: