sábado, 29 de janeiro de 2011

Itaituba foi contemplada no Programa Caminhão Feira do Peixe.

















O município de Itaituba foi contemplado pelo programa Caminhão Feira do Peixe do ministério  da Pesca e Aquicultura. A “feira móvel” possui uma carroceria frigorífica para a armazenagem e comercialização de pescado, equipada com câmaras frigoríficas que podem ser usadas para armazenamento de pescado congelado e fresco e tem capacidade de transporte superior a 3,5 toneladas.

As características técnicas permitem que o caminhão seja aberto e transformado em um ponto de comercialização, que funciona como uma feira ambulante ou peixaria móvel. Abastecido com pescado, ele circula pelos bairros e comunidades do interior  levando o peixe diretamente aos consumidores.

O prefeito Valmir Climaco destaca a importância do Programa. “vamos aproximar o peixe do consumidor à medida que possibilitamos através do caminhão feira do peixe a venda direta, que vai permitir um aumento da renda, de quem produz, de quem pesca e a redução do preço final ao consumidor com garantia de qualidade do produto”, afirmou.

O caminhão feira do peixe vai permitir que a população tenha acesso a um pescado de qualidade, com frequência e de forma prática “na porta de casa”. Além disso, o preço pode ser menor que o do mercado à medida que a oferta cresce. Com a venda dos peixes, haverá um aumento da renda dos pescadores e uma significativa melhora na qualidade de vida da população, ao consumir um produto com alto valor proteico.

MAIS RENDA - Diagnósticos revelam que grande parte da problemática estrutural do setor pesqueiro artesanal está vinculada à deficiência de acesso aos meios de conservação do pescado, principalmente ao gelo. Outra questão é a dificuldade de comercialização direta, de produtos da pesca artesanal, pela ação de intermediários na cadeia produtiva, acarretando menores rendimentos para os pescadores artesanais e pequenos aquicultores. 

Fonte: Portal da Prefeitura de Itaituba



Nota importante: A Prefeitura de Itaituba foi contemplada
graças a um projeto apresentado  em 2009, pelo então
Secretário de Agricultura, Sr. Adonis, que encaminhado
ao Planejamento, foi cadastrado no SICONV, instrumento
do Governo Federal, que depois dos tramites normais, libera
o recurso solicitado.

O objetivo é justamente acabar com a figura do atravessador
que compra todo o pescado das comunidades ribeirinhas,
por um preço muito baixo e o revende por um valor três ou
quatro vezes maior.



Nenhum comentário: