segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Política/Vice-prefeito do PMDB perde o cargo em Itaituba

Ele concorreu em 2008 pelo PSB, mas depois deixou o partido



O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou ontem que deve perder o cargo o atual vice-prefeito Edir Pires (PMDB), de Itaituba, município do oeste do Pará. O PSB, partido que entrou com a ação contra o gestor, pediu o posto de volta alegando que Pires concorreu às eleições em 2008 como filiado à legenda, mas se desfiliou depois. Ele ficou em segundo lugar depois do pleito, juntamente com o Valmir Climaco, candidato a prefeito pelo PMDB. Com a cassação do vencedor, Roselito Soares (PR), em abril do ano passado, Climaco e Pires assumiram a prefeitura da cidade, sendo que Edir Pires já tinha se filiado ao PMDB, configurando uma situação de infidelidade partidária. O vice-prefeito deve recorrer da decisão, enquanto que o PSB promete entrar na Justiça para garantir o direito de indicar um novo nome ao cargo.

Emanoel Bentes, secretário-geral do PSB em Itaituba, definiu o ato como "um desrespeito da Diretoria Regional do PMDB ao PSB" e uma tentativa de enfraquecer o partido ao "negociar" a desfiliação de Edir, que disputaria uma vaga de deputado estadual pelo PSB no ano passado. A desfiliação de Edir Pires aconteceu em setembro de 2009 e, segundo Emanoel, foi consumada após negociações conduzidas por lideranças do PMDB. "Nós entendemos que o cargo é do partido e ele não poderia ter sido diplomado", explica. O PSB aguardava a decisão do TRE desde maio do ano passado, quando entrou na Justiça para tentar mudar o quadro.

O advogado adiantou ainda que o PSB deve mover novas ações contra o prefeito Valmir Climaco por conta de atitudes consideradas antiéticas cometidas pelo peemedebista. "Uma chapa PMSB-PSB foi criada para concorrer às eleições e acabou que, por conta das atitudes antiéticas do prefeito, o nome do PSB foi utilizado e acordos firmados em relação a nomes indicados pelo partido que ficariam com determinadas secretarias não foram cumpridos, sendo que, com a desfiliação de Edir Pires, o PMDB tentou claramente enfraquecer o PSB", afirmou.
Fonte: Jornal O Liberal, 26/01/11

Nenhum comentário: