O Secretário-Geral da ONU considera “intolerável” uma invasão israelense de Rafah, alertando para as suas consequências devastadoras
Brasil 247, 07 de maio de 2024, 04:07 h
António Guterres (Foto: Reuters/Mike Segar)
O chefe das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse ter feito um apelo “muito forte” aos líderes de Israel e ao Movimento de Resistência Islâmica Palestiniana (Hamas) para materializar um acordo de trégua que “é absolutamente vital”, informa o canal iraniano HispanTV..
“Esta é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada”, destacou o chefe da ONU, que fez estas declarações durante um encontro com o presidente italiano, Sergio Mattarella, em Nova York.
Pouco antes, o Hamas anunciou que tinha dado luz verde a uma proposta de acordo formulada pelo Egito e pelo Catar para alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
A este respeito, o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que a proposta "está longe das exigências essenciais de Israel", mas que enviaria negociadores para conversações "para esgotar o potencial para chegar a um acordo".
As organizações não-governamentais e um número crescente de países opõem-se à invasão de Rafah pelo exército israelense, que pode resultar na morte de um grande número de civis.
Na segunda-feira, o exército israelense ordenou aos palestinos que abandonem algumas áreas do leste de Rafah, em antecipação a sua operação terrestre, uma medida que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos chamou de “desumana”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário