segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Rapidinhas

Esta eleição tem situações que não podem ser deixadas de lado! Vamos a elas!

O PMDB de Itaituba tem duas candidaturas que dividem o Partido e não contribuem para o crescimento da agremiação. A principal liderança, Valmir Climaco, defende abertamente um candidato a deputado estadual, Hilton Aguiar, que além de não ser do partido, também não é da coligação que seu partido faz parte, enquanto outras lideranças menores. vereador Peninha e o ex-prefeito Roselito Soares, defendem a candidatura de Eraldo Pimenta, que não é de Itaituba, mas de Uruará, onde foi prefeito por dois mandatos e lá a sua candidatura tem grande rejeição. Esses apoios dá um "nó na cabeça de muita gente" e o pior, não vão contribuir para o projeto político do PMDB, em 2016.

Mas uma vez, as pesquisas eleitorais, estão sendo usadas para "fazer a cabeça" dos eleitores e, consequentemente, mudar o resultado da eleição. A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação de uma pesquisa da Doxa e o próprio IBOPE não me parece confiável, pois há fortes indícios de que sua coleta de dados não abrange todo o estado, quando sabemos que o Pará tem dois comportamentos políticos diferenciados em se tratando da eleição para governador. Na região do Tapajós e do Carajás, hipoteticamente, o candidato Jatene tem uma aceitação menor que nas outras regiões paraenses. O motivo é claríssimo, o governador se posicionou contrário a divisão do Pará e acima de 90% dos eleitores por aqui votaram a favor da criação dos estados do Tapajós e Carajás. Não deixe que as pesquisas vote por você!

Bancando o esperto, Jatene, tem cinco candidatos ao Senado, que tem apenas uma vaga nesta eleição. Considerando que os candidatos a senador tem nos candidatos a deputado federal e estadual, seus maiores cabos eleitorais, o grupo de Jatene foi todo dividido, o que facilita sobremaneira a eleição de Paulo Rocha, da coligação adversária. Provavelmente a decisão de apresentar os cinco candidatos ao Senado tenha sido tomada imaginando-se um apoio maior ao governador/candidato.

Por falar em esperteza, a lei sempre deixa uma brecha para os que querem se dar bem. Tem candidatos a estadual e a federal fazendo acordos com "Deus e o diabo", para garantir suas eleições. No material de campanha deixam os espaços em branco para preenchimento posterior conforme os acordos, ou então fazem o material sem espaços a preencher, com candidatos de coligações diferentes, usando o CPF de uma pessoa, ao invés do CNPJ do candidato. Aviso aos eleitores: quem tem esse comportamento está mostrando claramente que tem um desvio de conduta. A tendência é que essa pessoa continue tendo práticas que impliquem em desvios de conduta, o que não é bom pra sociedade. Votar nesse tipo de candidato é votar contra você mesmo!

Se trabalha uma eleição de olho na próxima. Assim, esta eleição está, a princípio, projetando e consolidando vários nomes para disputar a prefeitura de Itaituba, em 2016. Há fortes indicativos de que a próxima eleição para prefeito de Itaituba terá em torno de seis candidaturas, portanto uma das mais concorridas dos último tempos.

Nenhum comentário: