domingo, 14 de setembro de 2014

Pesquisa aponta Helder com 41% e Jatene com 32%

Pesquisa aponta vitória de Helder já no primeiro turno (Foto: Reprodução)
 

Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) ouviu 1.536 eleitores de 18 municípios de todas as regiões do Pará, entre os dias 2 e 6 de setembro e o resultado aponta que, se a eleição para governador fosse realizada hoje, o candidato Helder Barbalho (PMDB) seria eleito no primeiro turno, na pesquisa estimulada – aquela em que o pesquisador apresenta uma lista com os nomes do candidato ao cargo - com 41% dos votos, contra 32% do governador Simão Jatene (PSDB). Candidatos como Elton Braga (PRTB), com 2%; Marco Carrera (Psol), citado por 1%; Marco Antonio (PCB), também com 1% e Zé Carlos (PV), igualmente com 1%, somariam o total de 5%, enquanto os que votariam em branco, anulariam o voto ou não votariam em nenhum candidato atingiram 11%, além de outros 12% que não souberam ou não quiseram responder.

Sob os números 00025/2014 de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para o governo do Estado e Senado, e 00619/2014, presidência da República, a pesquisa, registrada no dia 8 de setembro, foi realizada nos municípios de Belém, Ananindeua, Castanhal, Marituba, Santa Izabel, Benevides, Abaetetuba, Bragança, Moju, Santarém, Rurópolis, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Jacundá, Salvaterra e Soure. O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples, com nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos eleitores a partir dos 16 anos de idade residentes nesses municípios das regiões do Baixo Amazonas, Marajó, Nordeste, Sudeste e Sudoeste, além de Belém e Região Metropolitana da capital.
O maior percentual de eleitores que votariam em Helder, segundo revela o resultado da pesquisa estimulada, está no Baixo Amazonas, onde ele aparece com 62%, contra 16% de Jatene. Em seguida, vem a região sudoeste, onde Helder tem 50%, contra 26% de Jatene. No Marajó a diferença também é alta: 44% para Helder e 22% para Jatene.

Na pesquisa espontânea – quando não há a apresentação de nomes -, Helder teria 32% contra 27% de Jatene. Nomes como de Dilma Rousseff, Marina Silva e do ex-presidente Lula foram citados pelos eleitores como candidatos ao governo, alcançando o total de 8%, enquanto Marco Antônio (PCB), Marco Carrera (Psol), Elton Braga (PRTB) e Ana Júlia (PT) tiveram 1% cada. Outros candidatos obtiveram 3%. Os que votariam em branco, anulariam ou não votariam em nenhum candidato somaram 10%. Os que não souberam ou não responderam, 16%. Perguntados se aprovam ou desaprovam o governo de Simão Jatene, o resultado apontou que 48% desaprovam e 39%, aprovam. Não souberam ou não responderam, 13%. 

Na disputa pelo Senado Paulo Rocha, está na frente com 20%

A disputa pela única vaga ao Senado indica, na pesquisa estimulada, do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), que Paulo Rocha (PT) está com 20% das intenções de voto, contra 13% de Jefferson Lima (PP), Mário Couto (PSDB), 12%, Duciomar Costa (PTB), 9%, Helenilson Pontes (PSD), 4%, enfermeira Marcela Tolentino, 3%, enquanto os candidatos Ângela Azevedo, Pedrinho Maia, Eliezer Barros, e professor Simão obtiveram 1%. O candidato Renato Rolim não alcançou pontuação. Os eleitores que votariam em branco, anulariam o voto ou não votariam em nenhum candidato, somaram 15%. Os que não souberam ou não responderam, 19%.

O resultado para presidente da República, na estimulada, foi o seguinte: Dilma Rousseff, 48%, Marina Silva, 30%, Aécio Neves, 9%, e pastor Everaldo, 1%. Os candidatos Levy Fidélix, Eduardo Jorge, Luciana Genro, Eymael, Rui Pimenta, Mauro Iasi e Zé Maria não pontuaram. Os eleitores que votariam em branco, anulariam o voto ou não votariam em nenhum candidato atingiram 5%, enquanto outros 5% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa espontânea mostra Dilma Rousseff também na frente, com 44%, Marina Silva, tem 29%, e Aécio Neves, 8%. O pastor Everaldo teve 1%, enquanto outros candidatos também ficaram com 1%. Os que votariam em branco, anulariam o voto ou não votariam em ninguém, 5%. Os que não souberam ou não responderam, 6%. Os nomes de Simão Jatene, Helder, Lula e Eduardo Campos também foram citados pelos eleitores.

Fonte: Diário do Pará, 13/09/14

Nenhum comentário: