Política Economia Meio Ambiente Turismo Educação Comportamento Humor Sociedade Estado do Tapajós
segunda-feira, 17 de março de 2014
Avião desaparecido desceu até 1.500 metros de altitude para evitar radares
O avião desaparecido a 08 de março com 239 pessoas a bordo desceu a 5.000 pés de altitude (aproximadamente 1.500 metros) para evitar ser detetado pelos radares civis, noticia hoje o diário singapurense New Straits Times.

A investigação oficial confirmou que o Boeing 777-2000 da Malaysia Airlines desligou os seus sistemas de comunicação e mudou de rota deliberadamente. A análise dos dados do avião revela que o aparelho baixou de altitude para desaparecer dos radares.
"A pessoa no comando do avião tem um sólido conhecimento de navegação e radares", declarou uma fonte sob a condição de anonimato ao diário New Straits Times.
O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada de 08 de março e desapareceu dos radares cerca de 40 minutos depois da descolagem, embora se estime que tenha voado durante várias horas sem ser detetado, disseram os peritos ao jornal de Singapura.
As autoridades da Malásia pediram a uma série de países, a maioria do sul e centro da Ásia, que se juntem às buscas do avião da Malaysia Airlines após a confirmação de que o aparelho mudou de rumo de forma deliberada e que se dirigiu para oeste.
Os novos dados, divulgados pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, no sábado, abrem duas zonas de investigação sobre a rota seguida pelo avião: uma franja que vai do norte da Tailândia até ao Cazaquistão e Turquemenistão e outro corredor que parte da Indonésia e entra pelo oceano Índico a oeste da Austrália.
Vinte e seis países participam atualmente nas operações de busca do avião: Austrália, Bangladesh, Birmânia, Brunei, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Japão, Cazaquistão, Quirguizistão, Laos, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unidos, Rússia, Singapura, Tailândia, Turquemenistão, Uzbequistão e Vietname.
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou hoje que o seu Governo reforçou a contribuição nas operações de busca do avião da Malaysia Airlines.
A Austrália assumirá a responsabilidade de procurar o aparelho numa vasta secção meridional do oceano Índico e enviará recursos adicionais de vigilância marítima para ajudar na missão.
O avião transportava 227 passageiros, incluindo sete menores, e uma tripulação de 12 malaios.
Entre as possíveis causas do desaparecimento do avião estão contempladas as hipóteses de sequestro, terrorismo ou problemas psicológicos ou pessoais de alguém a bordo.
O ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, disse no domingo que as últimas palavras recebidas pelo controlo aéreo - "Bem, boa noite" [All right, good night] - tinham sido pronunciadas no interior do cockpit depois de o sistema de comunicações [ACARS - Aircraft Communications Addressing and Reporting System] ter sido deliberadamente desligado.
A investigação oficial confirmou que o Boeing 777-2000 da Malaysia Airlines desligou os seus sistemas de comunicação e mudou de rota deliberadamente. A análise dos dados do avião revela que o aparelho baixou de altitude para desaparecer dos radares.
"A pessoa no comando do avião tem um sólido conhecimento de navegação e radares", declarou uma fonte sob a condição de anonimato ao diário New Straits Times.
O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada de 08 de março e desapareceu dos radares cerca de 40 minutos depois da descolagem, embora se estime que tenha voado durante várias horas sem ser detetado, disseram os peritos ao jornal de Singapura.
As autoridades da Malásia pediram a uma série de países, a maioria do sul e centro da Ásia, que se juntem às buscas do avião da Malaysia Airlines após a confirmação de que o aparelho mudou de rumo de forma deliberada e que se dirigiu para oeste.
Os novos dados, divulgados pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, no sábado, abrem duas zonas de investigação sobre a rota seguida pelo avião: uma franja que vai do norte da Tailândia até ao Cazaquistão e Turquemenistão e outro corredor que parte da Indonésia e entra pelo oceano Índico a oeste da Austrália.
Vinte e seis países participam atualmente nas operações de busca do avião: Austrália, Bangladesh, Birmânia, Brunei, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Japão, Cazaquistão, Quirguizistão, Laos, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unidos, Rússia, Singapura, Tailândia, Turquemenistão, Uzbequistão e Vietname.
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou hoje que o seu Governo reforçou a contribuição nas operações de busca do avião da Malaysia Airlines.
A Austrália assumirá a responsabilidade de procurar o aparelho numa vasta secção meridional do oceano Índico e enviará recursos adicionais de vigilância marítima para ajudar na missão.
O avião transportava 227 passageiros, incluindo sete menores, e uma tripulação de 12 malaios.
Entre as possíveis causas do desaparecimento do avião estão contempladas as hipóteses de sequestro, terrorismo ou problemas psicológicos ou pessoais de alguém a bordo.
O ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, disse no domingo que as últimas palavras recebidas pelo controlo aéreo - "Bem, boa noite" [All right, good night] - tinham sido pronunciadas no interior do cockpit depois de o sistema de comunicações [ACARS - Aircraft Communications Addressing and Reporting System] ter sido deliberadamente desligado.
Fonte: MSN de Portugal, 17/03/14
Chupa OAB?
De dois ou três Exames de Ordem para cá, a expressão acima tem ganhado vulto nas redes sociais, utilizada por bacharéis em Direito, de ambos os sexos, que conseguiram aprovação no exame.
O fato tem chamado minha atenção, mas ontem vi a expressão no post de um dos alunos mais sensacionais que já tive. Daí eu ser levado a escrever sobre isso…
A expressão chula tem caráter hostil e o “chupa” é muito utilizado por torcidas animalizadas, digo, organizadas, em provocação aos torcedores adversários.
No estádio, saindo da boca de quem a profere, a expressão pode até ser tolerada. Mas, escrita por um bacharel em Direito, em comemoração pela aprovação no Exame de Ordem, não consigo aceitar! Talvez seja diante do fato de eu ter prestado nove Exames de Ordem, vão dizer alguns, talvez por eu ser careta, dirão outros, ou por eu estar ficando velho… Pode ser, mas ainda assim, a mim se afigura inaceitável.
Parece-me contraditório eu mandar uma Instituição que eu procurei, para dela fazer parte, “chupar”!
Os bacharéis que se utilizam de referida expressão talvez prestem concurso público para as Carreiras jurídicas. Será que, se aprovados, postarão CHUPA MP ou CHUPA MAGISTRATURA, quem sabe CHUPA POLÍCIA CIVIL? Não acredito, sinceramente.
Ora, porque o insulto à OAB? Vamos parar para pensar: o bacharel, depois de cursar 5 anos do curso de bacharelado, tem que pagar R$ 180,00 para prestar o Exame – e é a OAB quem chupa; se aprovado na primeira fase, tem que prestar uma segunda – e é a OAB quem chupa; aprovado na segunda, para advogar, tem que requerer sua inscrição nos quadros da OAB e deverá pagar a anuidade de cerca de R$ 900,00 – e é a OAB quem chupa; depois, como o começo é difícil, vai se inscrever no convênio para assistência judiciária e receber, com muita sorte e trabalho, cerca de R$ 1.000,00 por mês – e é a OAB quem chupa. Convenhamos…
Posso ver um desses, após uma sustentação oral, obtendo êxito em seu pleito, virar para o colega de profissão que patrocina a parte contrária exclamando “chupa ex adverso”… Ou ao ter procedente agravo de instrumento interposto, encontrar o juiz da decisão recorrida e bradar “chupa Excelência”. “Que beleeeeeza” (LEITE, Milton).
O mais preocupante nisso tudo é que a presente geração imagina que atos hoje praticados não repercutirão no futuro profissional de cada um. Um cliente que tenha Facebook e tenha visto um post desse naipe, será que vai ao escritório daquele que mandou a OAB chupar? E, antes disso, constrangedor será, na cerimônia de entrega da carteira da OAB, o Presidente da Subseção, ao entregar o documento, falar ao microfone “Nós chupamos, mas você faz parte de nossa Instituição; agora você chupa conosco”…
Será que o “chupa OAB” está de acordo com o juramento prestado dias antes do Exame, algo mais ou menos como “Juro, no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.”. Parece que não…
Ah, sim! Há o hoje tão propalado direito constitucional à manifestação do pensamento. Sim, todos sabemos disso e não estou defendendo a inconstitucionalidade do “Chupa OAB”.
Estou aqui a escrever sobre dogmas pré-constitucionais, que independem de regras escritas; escrevo aqui, com tristeza, sobre ética e moral, valores hoje tidos como cafonas, bregas, ultrapassados.
É uma pena!
Sou do tempo em que ainda se cantava, com orgulho, o Hino Nacional, em posição de sentido, uma vez por semana nas escolas e hastear a Bandeira durante a cerimônia semanal era distinção. Até hoje sinto arrepios todas as vezes em que ouço o Hino Nacional.
É, estou ficando velho. Gagá, talvez. Que bom que a ética e a moral, para os que as têm, não envelhecem!
Parece que ouço o relógio do tempo, olhando minha expressão de inconformismo, dizer “Chupa Renato”…
*Renato Bernardi é Procurador de São Paulo. Doutor em Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito pela Instituto Toledo de Ensino – ITE. Professor de Direito da Faculdade de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Professor de pós-graduação do PROJURIS/FIO. Coordenador da Escola Superior da Advocacia da 58ª Subseção da OAB/SP, Ourinhos/SP.
Fonte: JusBrasil, 16/03/14
O fato tem chamado minha atenção, mas ontem vi a expressão no post de um dos alunos mais sensacionais que já tive. Daí eu ser levado a escrever sobre isso…
A expressão chula tem caráter hostil e o “chupa” é muito utilizado por torcidas animalizadas, digo, organizadas, em provocação aos torcedores adversários.
No estádio, saindo da boca de quem a profere, a expressão pode até ser tolerada. Mas, escrita por um bacharel em Direito, em comemoração pela aprovação no Exame de Ordem, não consigo aceitar! Talvez seja diante do fato de eu ter prestado nove Exames de Ordem, vão dizer alguns, talvez por eu ser careta, dirão outros, ou por eu estar ficando velho… Pode ser, mas ainda assim, a mim se afigura inaceitável.
Parece-me contraditório eu mandar uma Instituição que eu procurei, para dela fazer parte, “chupar”!
Os bacharéis que se utilizam de referida expressão talvez prestem concurso público para as Carreiras jurídicas. Será que, se aprovados, postarão CHUPA MP ou CHUPA MAGISTRATURA, quem sabe CHUPA POLÍCIA CIVIL? Não acredito, sinceramente.
Ora, porque o insulto à OAB? Vamos parar para pensar: o bacharel, depois de cursar 5 anos do curso de bacharelado, tem que pagar R$ 180,00 para prestar o Exame – e é a OAB quem chupa; se aprovado na primeira fase, tem que prestar uma segunda – e é a OAB quem chupa; aprovado na segunda, para advogar, tem que requerer sua inscrição nos quadros da OAB e deverá pagar a anuidade de cerca de R$ 900,00 – e é a OAB quem chupa; depois, como o começo é difícil, vai se inscrever no convênio para assistência judiciária e receber, com muita sorte e trabalho, cerca de R$ 1.000,00 por mês – e é a OAB quem chupa. Convenhamos…
Posso ver um desses, após uma sustentação oral, obtendo êxito em seu pleito, virar para o colega de profissão que patrocina a parte contrária exclamando “chupa ex adverso”… Ou ao ter procedente agravo de instrumento interposto, encontrar o juiz da decisão recorrida e bradar “chupa Excelência”. “Que beleeeeeza” (LEITE, Milton).
O mais preocupante nisso tudo é que a presente geração imagina que atos hoje praticados não repercutirão no futuro profissional de cada um. Um cliente que tenha Facebook e tenha visto um post desse naipe, será que vai ao escritório daquele que mandou a OAB chupar? E, antes disso, constrangedor será, na cerimônia de entrega da carteira da OAB, o Presidente da Subseção, ao entregar o documento, falar ao microfone “Nós chupamos, mas você faz parte de nossa Instituição; agora você chupa conosco”…
Será que o “chupa OAB” está de acordo com o juramento prestado dias antes do Exame, algo mais ou menos como “Juro, no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.”. Parece que não…
Ah, sim! Há o hoje tão propalado direito constitucional à manifestação do pensamento. Sim, todos sabemos disso e não estou defendendo a inconstitucionalidade do “Chupa OAB”.
Estou aqui a escrever sobre dogmas pré-constitucionais, que independem de regras escritas; escrevo aqui, com tristeza, sobre ética e moral, valores hoje tidos como cafonas, bregas, ultrapassados.
É uma pena!
Sou do tempo em que ainda se cantava, com orgulho, o Hino Nacional, em posição de sentido, uma vez por semana nas escolas e hastear a Bandeira durante a cerimônia semanal era distinção. Até hoje sinto arrepios todas as vezes em que ouço o Hino Nacional.
É, estou ficando velho. Gagá, talvez. Que bom que a ética e a moral, para os que as têm, não envelhecem!
Parece que ouço o relógio do tempo, olhando minha expressão de inconformismo, dizer “Chupa Renato”…
*Renato Bernardi é Procurador de São Paulo. Doutor em Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito pela Instituto Toledo de Ensino – ITE. Professor de Direito da Faculdade de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Professor de pós-graduação do PROJURIS/FIO. Coordenador da Escola Superior da Advocacia da 58ª Subseção da OAB/SP, Ourinhos/SP.
Fonte: JusBrasil, 16/03/14
domingo, 16 de março de 2014
Decote em evidência: saiba como manter os seios firmes
Aprenda truques para cuidar de uma das partes mais sensíveis do corpo
Uma das partes mais sensuais do corpo feminino, os seios exigem atenção especial por ser uma área sensível. Incluir alguns simples cuidados em sua rotina diária pode evitar problemas futuros ou até a necessidade de uma cirurgia. Confira os principais conselhos listados pela Marie Claire Espanha e fique pronta para arrasar.
ABUSE DOS HIDRATANTES
O segredo para manter os seios de qualquer tamanho sempre firmes é uma pele bem hidratada. Além de beber muita água, invista em um esfoliante de fórmula suave e use-o uma vez por semana. A máscara hidratante também não deve ser esquecida. Aplique-a de vez em quando, com massagens em movimentos circulares. Para uma solução mais prática, borrife um pouco de água hidratante sempre que puder.
MASSAGEM EM ÁGUA FRIA
Fuja dos banhos de água muito quente, que debilita a pele sensível dos seios. Ao invés disso, massageie os seios em água fria corrente de forma ascendente e com luvas geladas – deixe-as na geladeira por 15 minutos antes de começar.
NA HORA DE DORMIR
A melhor posição para dormir seria com os seios virados para cima, evitando comprimir ou cruzar os braços. Evite dormir de bruços ou de lado para fugir das rugas indesejadas no local.
PROTETOR SOLAR SEMPRE
Não se esqueça de proteger o colo e os seios antes de aderir aos decotes. Aplique o protetor solar de manhã, antes de sair de casa, e leve-o na bolsa para reaplicar durante o dia. Se passará boa parte do dia exposto ao sol, dobre a proteção.
MALHAÇÃO
Aposte em exercícios para fortalecer a pele que sustenta os seios e manter a elasticidade e firmeza, mas não se esqueça de escolher um sutiã específico. O ideal é que a peça não atrapalhe os movimentos ou prejudique a área do corpo.
ATENÇÃO PARA AS DIETAS
As perdas e ganhos de peso muito rápidos podem ser prejudiciais à região, além de causar estrias. Para manter os seios em perfeito estado, o conselho é não deixar de ingerir alimentos com proteína, que nutrem a pele e os pequenos músculos subcutâneos.
Fonte: ORMNews, 16/03/14
Cheia do rio Tapajós faz Itaituba ficar em estado de alerta
No Terminal
hidroviário, falta pouco para a água cobrir a plataforma Foto: Jota Parente
O
município de Itaituba, bem como outras cidades do estado tem sido castigado com
o rigoroso inverno. A cheia do rio surpreendeu Itaituba, o Tapajós caminha para
níveis históricos, e deve registrar a maior cheia dos últimos 30
anos. Atualmente mais de duas mil famílias foram afetadas com a cheia do
rio que no dia de ontem, sábado, atingiu o nível de 10.10mt.
Travessa
João Pessoa e a direita, água avança também pela Avenida Belém Foto:Jota Parente
Comparado aos níveis registrados nos anos de 1975 e 2006, quando o tapajós atingiu 11,50mt e 11mt no mês de abril, respectivamente, esta medição atual trás preocupações, pois, ainda estamos na metade do mês de março.
Estrada do BIS já tem dois trechos tomados pelas águas do rio Tapajós
Comparado aos níveis registrados nos anos de 1975 e 2006, quando o tapajós atingiu 11,50mt e 11mt no mês de abril, respectivamente, esta medição atual trás preocupações, pois, ainda estamos na metade do mês de março.
Estrada do BIS já tem dois trechos tomados pelas águas do rio Tapajós
Diante
dessa situação, a Prefeitura Municipal está mobilizando todas as secretarias de
governo e ainda as defesa civil local e do estado para traçar planos de
emergência.
![]() |
| Casas alagadas na Travessa Justo Chermont, sem trânsito devido a enchente do Tapajós Foto Ascom/PMI |
Como
o estado ainda é de alerta, a prefeitura tem feito um trabalho preventivo,
principalmente em relação à saúde. Nesse contexto, o trabalho é de
acompanhamento nas áreas alagadas, bem como, a remoção de famílias para os
locais destinados como abrigos, como, por exemplo, o Rotary Clube e o Parque de
Exposições. Além disso, o governo está compartilhando ações de defesa buscando
a parceria do comércio local na doação de gêneros alimentícios, colchonetes, água
potável entre outros.
![]() |
| Defesa Civil visitando os pontos alagados ( Foto Ascom PMI) |
Vale
ressaltar que o município de Itaituba ainda está em estado de alerta pelo fato
de não ter registrado prejuízo humano ou material, apesar da cheia. Caso isso
aconteça será decretado o estado de emergência, como é recomendado pela defesa
Civil Nacional. Em relação a cheia, a rodovia transamazônica no trecho do rio
Tracuá apresenta inundação e a travessia da ponte fica difícil interrompendo a
trafegabilidade na área.
Neste fim de semana, o governo está em alerta máximo com pessoal de todas as
secretarias mobilizados para dar suporte às famílias afetadas pela cheia. A
Prefeita Eliene Nunes visitou diversos pontos de alagamentos prestando
solidariedade e apoio logístico às famílias. A defesa civil disponibilizou
veículos e pessoal realizando a mudança de várias famílias.Fonte: Blog do Gilson Vasconcelos, 16/03/14
Hidréletrica de São Luiz do Tapajós custará R$ 41 bilhões
A população de Itaituba, disse Nicias, não sabe a transformação que vai acontecer aqui com a construção desta hidrelétrica. A cidade vai receber gente de todo o Brasil e até do exterior, por isso o município tem que se preparar para receber esta gente. Vão ser necessários moradias e alimentação para este povo que vai chegar. O comércio local tem que se preparar. Alguém tem ideia de quantas toneladas de carne, frango, verdura, frutas, arroz, feijão e etc vão ser consumidos por dia pelos trabalhadores desta obra. Pois é, nós temos que nos preparar. Temos que discutir e elaborarmos um plano sustentável para cobrar dos empreendedores a melhoria desta cidade, se não a obra acontece e o município, a região nada vai ganhar de beneficio. É hora de começarmos, em vez de manifestarmos contra a obra, propormos o que queremos para Itaituba. Água potável em todas as casas, construção de um hospital com 100 leitos, uma maternidade, rede de esgoto sanitário, esgoto de águas pluviais, escolas, ruas asfaltadas,aterro sanitário, tudo isto temos que incluir no Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, frisou Nicias.O Secretario, Nicias Ribeiro, que também é Presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Energia no Brasil, lembrou que a construção desta hidrelétrica vai gerar três problemas: um, impacto ambiental, que acredita ser o menor, uma vez que esta usina será a fio d’água, o que significa que não haverá grande inundação; a outra, econômica, que a região ,precisa se preparar com habitação e alimentação para atender esta demanda que vai chegar,porém, a mais grave, segundo Nicias é o Social, pois vamos precisar de mais escolas, mais segurança, mais leitos nos hospitais, creches e etc e o Estado não tem condições financeiras de bancar estas obras, por isso, as autoridades, a sociedade tem que cobrar dos empreendedores estas condicionantes, concluiu Nicias.
Fonte: Blog do Peninha, 16/03/14
Morreu Adriana, professora do BCS!
Recebi agorinha uma mensagem dando conta do falecimento da professora Adriana, de Inglês, na Escola Benedito Correa de Souza.
A primeira informação diz que complicações pós-parto, no Hospital Cristo Salvador, motivou a morte de Adriana.
Adriana, residia próximo ao Hospital São Vicente, na 6ª Rua, Bela Vista.
Colegas de trabalho, parentes, amigos e alunos, estão comparecendo ao velório e deixando seu adeus.
Colegas de trabalho, parentes, amigos e alunos, estão comparecendo ao velório e deixando seu adeus.
Perdemos uma amiga!
Que Deus a tenha!
sábado, 15 de março de 2014
Malásia confirma desvio de rota proposital de avião
Investigação de aeronave passa a ser alvo de inquérito criminal e primeiro-ministro acredita em sequestro
SEPANG, Malásia - A Malásia transformou a busca pelo voo 370 em uma investigação criminal neste sábado, 15, depois de o Primeiro Ministro ter declarado em uma coletiva de imprensa que o avião foi deliberadamente desviado de sua rota de Kuala Lumpur a Pequim uma semana atrás, e na sequência voou por até sete horas para um destino desconhecido.
O Primeiro Ministro Najib Razak disse na coletiva que a Malásia irá procurar a ajuda de outros governos da Ásia para tentar encontrar o avião. As autoridades da Malásia liberaram um mapa mostrando o último sinal de satélite recebido do avião.

A polícia de Kuala Lumpur neste sábado foi às casas do piloto e co-piloto do avião desaparecido, de acordo com repórteres locais. Autoridades disseram que vão investigar os pilotos, mas ainda não divulgaram informações sobre o progresso das investigações. A assessoria da polícia disse que só disponobilizará novas informações em uma coletiva de imprensa no domingo.
De acordo com Najib, um satélite orbitando 35.800 km sobre o meio do Oceano Índico recebeu uma transmissão que, baseada no ângulo de transmissão do avião, veio de alguma localização entre dois arcos. Um arco se estendia da fronteira sul do Cazaquistão na Ásia Central até o norte da Tailândia. O outro, de perto de Jakarta, Indonésia, até o Oceano Índico, aproximadamente 1600 km a oeste da costa da Austrália.
"Esses movimentos são consistentemente deliberados por alguém a bordo do avião", disse Najib. Ele notou que um dos sistemas de comunicação foi desabilitado enquanto o avião sobrevoava a costa nordeste da Malásia. Um segundo sistema, um rádio a bordo da aeronave, abruptamente parou as transmissões de localização, altitude, velocidade e outras informações alguns minutos depois, à 1h21, enquanto o avião tinha percorrido um terço do Golfo da Tailândia entre a Malásia e o Vietnã.
Especialistas disseram previamente que quem desabilitou o sistema de comunicação do avião e pilotou o jato, deve ter um alto grau de conhecimento técnico e experiência de voo. Uma possibilidade levantada é que os pilotos queriam cometer suicídio.
O avião transportava 239 pessoas quando, por volta de 1h20 o jato desapareceu levantando um dos mistérios mais intrigantes da história da aviação moderna.
SEPANG, Malásia - A Malásia transformou a busca pelo voo 370 em uma investigação criminal neste sábado, 15, depois de o Primeiro Ministro ter declarado em uma coletiva de imprensa que o avião foi deliberadamente desviado de sua rota de Kuala Lumpur a Pequim uma semana atrás, e na sequência voou por até sete horas para um destino desconhecido.
O Primeiro Ministro Najib Razak disse na coletiva que a Malásia irá procurar a ajuda de outros governos da Ásia para tentar encontrar o avião. As autoridades da Malásia liberaram um mapa mostrando o último sinal de satélite recebido do avião.
A polícia de Kuala Lumpur neste sábado foi às casas do piloto e co-piloto do avião desaparecido, de acordo com repórteres locais. Autoridades disseram que vão investigar os pilotos, mas ainda não divulgaram informações sobre o progresso das investigações. A assessoria da polícia disse que só disponobilizará novas informações em uma coletiva de imprensa no domingo.
De acordo com Najib, um satélite orbitando 35.800 km sobre o meio do Oceano Índico recebeu uma transmissão que, baseada no ângulo de transmissão do avião, veio de alguma localização entre dois arcos. Um arco se estendia da fronteira sul do Cazaquistão na Ásia Central até o norte da Tailândia. O outro, de perto de Jakarta, Indonésia, até o Oceano Índico, aproximadamente 1600 km a oeste da costa da Austrália.
"Esses movimentos são consistentemente deliberados por alguém a bordo do avião", disse Najib. Ele notou que um dos sistemas de comunicação foi desabilitado enquanto o avião sobrevoava a costa nordeste da Malásia. Um segundo sistema, um rádio a bordo da aeronave, abruptamente parou as transmissões de localização, altitude, velocidade e outras informações alguns minutos depois, à 1h21, enquanto o avião tinha percorrido um terço do Golfo da Tailândia entre a Malásia e o Vietnã.
Especialistas disseram previamente que quem desabilitou o sistema de comunicação do avião e pilotou o jato, deve ter um alto grau de conhecimento técnico e experiência de voo. Uma possibilidade levantada é que os pilotos queriam cometer suicídio.
O avião transportava 239 pessoas quando, por volta de 1h20 o jato desapareceu levantando um dos mistérios mais intrigantes da história da aviação moderna.
Fonte: Estadão, 15/03/14
Assinar:
Postagens (Atom)




