domingo, 5 de janeiro de 2014

Papa Francisco anuncia visita à Terra Santa de 24 a 26 de maio


  
CIDADE DO VATICANO, 05 Jan 2014 (AFP) - O Papa Francisco anunciou neste domingo a data de sua visita à Terra Santa, de 24 a 26 de maio, depois da oração do Angelus, na Praça de São Pedro.

"No clima de alegria deste período de Natal, eu gostaria de anunciar que de 24 a 26 de maio do próximo, farei uma peregrinação à Terra Santa", disse o Papa argentino, acrescentando que sua jornada envolverá três etapas: Amã, Belém e Jerusalém.

Na Igreja do Santo Sepulcro, onde está o túmulo de Jesus Cristo em Jerusalém, segundo a tradição cristã, "nós iremos celebrar um encontro ecumênico com todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém e com o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla", disse o chefe da Igreja Católica ante uma multidão de fiéis.

Jorge Bergoglio não deu outros detalhes sobre esta viagem, anunciada no dia do aniversário de 50 anos da histórica visita do Papa Paulo VI, a primeira de um Papa à Terra Santa.

Francisco explicou que a data do anúncio era importante porque "comemora o encontro histórico entre o Papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras I de Constantinopla", em 5 de janeiro de 1964 em Jerusalém, uma reunião que revogou a excomunhão de 1054 que provocou a divisão entre as igrejas do Oriente e do Ocidente.

Os chefes da Igreja Católica na Terra Santa acolheram "calorosamente" o anúncio da visita.

"Eles acreditam que esta visita não será apenas um evento internacional, mas será sobretudo uma mensagem de amor e fraternidade para todos os habitantes dos países visitados", segundo um comunicado da Igreja.

O Papa Francisco foi convidado pelo presidente israelense, Shimon Peres, e o presidente palestino, Mahmud Abbas, durante as audiências no Vaticano.

Em um comunicado pela agência oficial palestina Wafa, o presidente palestino também comemorou a viagem do Papa.

Abbas ressaltou a "importância da visita, que esperamos que trará boas coisas e paz a nosso povo palestino que sofre com a ocupação" israelense.

"Esta visita pode contribuir para aliviar o sofrimento do povo palestino que aspira por liberdade, justiça e independência", acrescentou.

Em fevereiro de 2013, pela primeira vez, a Santa Sé usou o termo "Estado da Palestina", após o reconhecimento pela ONU de um novo status para a Palestina.

Por sua vez, a Assembleia de Bispos da Terra Santa expressou sua felicidade com a visita "que tem como objetivo principal replicar e promover o Amor, a cooperação e a paz entre todos os habitantes da região".

A Santa Sé tem expressado repetidamente a "esperança" de uma "solução justa e duradoura" para o conflito israelense-palestino.

A visita anunciada neste domingo pelo pontífice havia sido adiantada pelo jornal israelense Yediot Aharonot, que informou que Francisco celebraria uma missa em Belém, local do nascimento de Jesus.

O jornal disse que autoridades israelenses não estão satisfeitas com a brevidade da visita e com o fato de a missa não ser celebrada em Israel, mas na Cisjordânia, nos Territórios Palestinos.

Francisco não fez menção a uma missa em Belém.

O Papa João Paulo II fez uma peregrinação à Terra Santa de seis dias em 2000, e Bento XVI visitou a região em 2009.

Por sua parte, o presidente Mahmud Abbas pediu em sua mensagem de Natal aos peregrinos de todo o mundo que visitassem a Terra Santa durante a visita do Papa e expressou sua esperança de que este "evento seja uma oportunidade para os cristãos em todo o mundo se aproximarem de seus irmãos na Palestina".

Fontes da Igreja Católica na Terra Santa também informaram a visita do Papa a um campo de refugiados sírios na Jordânia.

Israel e o Vaticano estabeleceram relações diplomáticas plenas em 1993, mas passaram anos em negociações diplomáticas espinhosas sobre direitos de propriedade e isenções fiscais para a Igreja Católica, que ainda não foram resolvidas completamente.

A notícia da viagem do Papa à Terra Santa coincide com o giro do secretário de Estado americano, John Kerry, realizado pelo Oriente Médio para promover as negociações de paz entre israelenses e palestinos.

As discussões foram retomadas em julho, depois de três anos de paralisação. Os palestinos querem que um eventual acordo de paz seja estabelecido com base nas fronteiras de 1967, antes da Guerra dos Seis Dias, quando Israel tomou a Cisjordânia, incluindo o leste de Jerusalém agora anexado. Mas Israel quer preservar as colônias construídas em território palestino desde então. 
 
Fonte: Uol, 05/01/14

Aprovados no ENEM podem fazer inscrições para o Sisu até dia 10

Inscrições a partir de amanhã

Os candidatos poderão se inscrever a partir de amanhã (6) no Sisu, sistema que usa o Enem para preencher vagas nas instituições públicas. A inscrição será feita pela internet até as 23h59 do dia 10 de janeiro.

Ao todo, 115 faculdades e centros educacionais oferecem vagas para os interessados em ingressar no primeiro semestre de 2014. O Estado com maior número de instituições ligadas ao Sisu é Minas (18), seguido pelo Rio de Janeiro (15) e pelo Rio Grande do Sul (9).

Podem se inscrever no Sisu, todos os candidatos que fizeram o Enem. Os jovens poderão escolher até duas opções de vagas, apontando, em ordem de preferência, as opções de vaga em instituição, local de oferta, curso e turno.

A lista de selecionados será divulgada no dia 13 e as matrículas acontecerão entre 17 e 21 de janeiro. A segunda chamada sairá no dia 27, com as matrículas ocorrendo entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

A disputa por vagas nas universidades e institutos federais mais do que dobrou desde a transformação do Enem em uma espécie de "vestibular nacional". Em média, oito candidatos disputavam cada vaga nas federais em 2008. Em 2012, essa proporção chegou a 17,3.

Embora a rede federal tenha se expandido nos últimos anos, a procura por vagas cresceu em ritmo muito mais acelerado no país.

Em quatro anos, o número de vagas em cursos presenciais saltou de 169,5 mil para 283,4 mil -o que corresponde a um incremento de 67,2%. Ao mesmo tempo, a quantidade de inscritos aumentou 261,5% (1,3 milhão para 4,9 milhões), o que elevou a disputa por vagas. 


Fonte: Uol, 04/01/14

Charge do Correio Braziliense: Esmolas para a educação

A voz suave pode facilitar a compreensão, o entendimento


Governo quer leiloar neste ano a 1ª 'usina-plataforma', no Pará

MARIANA SALLOWICZ/DO RIO

O governo trabalha para leiloar neste ano mais um modelo de usina elétrica que promete causar polêmica. A hidrelétrica de São Luiz do Tapajós (PA), cercada de floresta, vai inaugurar o conceito de usina-plataforma.

Inspirada na exploração de petróleo em alto mar, a ideia é evitar o desenvolvimento das cidades em seu entorno e reduzir o desmatamento.

A previsão é que o estudo e o relatório de impacto ambiental sejam entregues até março para o Ibama, afirma Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia e idealizador do conceito. Apenas após a concessão da licença é possível realizar a licitação.

 


"É um grande desafio porque é uma usina estruturante, uma grande usina, com todas as dificuldades características", disse o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, em novembro.

Com capacidade instalada de 6.133 megawatts, é a primeira dentro de cinco projetadas para a região. A energia gerada seria suficiente para atender a aproximadamente 5,4 milhões de residências.

A intenção é reflorestar a região com espécies nativas depois da construção, etapa em que há maior impacto ambiental, diz Zimmermann.

O funcionamento também será diferente: por regime de turno de trabalho, a exemplo do que ocorre nas plataformas de petróleo. Além disso, é previsto que a usina tenha alto nível de automação, reduzindo o número de funcionários. "Uma opção é operar à distância e deixar uma equipe reduzida, de 10 a 15 pessoas", diz o secretário.

De acordo com o Grupo de Estudos Tapajós, -formado por empresas como Camargo Corrêa, GDF Suez e Eletrobras, entre outras-, o transporte será feito por estradas já existentes e pelo próprio rio, quando possível, ou por por helicóptero.

ALTOS CUSTOS

Entre as críticas ao modelo, está a falta de detalhes técnicos. Para Célio Bermann, professor associado do Instituto de Energia e Ambiente da USP, se for necessário deslocamento por via aérea e fluvial, haverá altos custos.

"A ausência de mais detalhes sobre custos e logística acaba por transformar o conceito em mera propaganda."
Edmar Almeida, professor do Grupo de Economia da Energia da UFRJ, também vê o custo de movimentação de materiais durante a construção como um impeditivo para a adoção do modelo. 
Fonte: Folha de S Paulo, 03/01/14

Governo quer fazer leilão da usina São Luiz do Tapajós em 2014


Hidrelétrica seria primeira baseada no modelo de exploração de petróleo em alto-mar, com impacto mínimo ao meio ambiente

O governo federal está trabalhando para licitar a usina hidrelétrica São Luiz do Tapajós (PA) em 2014, informou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, nesta segunda-feira.

"A gente está trabalhando mirando 2014, mas claro que é um grande desafio porque é uma usina estruturante, uma grande usina, com todas as dificuldades características", disse Tolmasquim, a jornalistas, após o leilão de energia A-3 realizado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A hidrelétrica São Luiz do Tapajós, de cerca de 6.133 MW, seria o primeiro no conceito de usina-plataforma, baseado no modelo de exploração de petróleo em alto-mar, com o objetivo de causar impacto mínimo no meio ambiente. Essas usinas seriam cercadas de floresta por todos os lados.

Antecipação
Tolmasquim disse ainda que pretende fazer os outros leilões de energia nova de 2014 no primeiro semestre. "A ideia é tentar antecipar os leilões.. a ideia é fazer no primeiro semestre, de preferência, para ter mais tempo para construir", disse Tolmasquim.

Por enquanto, estão previstos leilões de energia A-5 e A-3 em 2014 e a EPE ainda não definiu se fará leilão de energia de reserva, segundo Tolmasquim. "Caso tenha, a gente também vai tentar fazer no primeiro semestre", acrescentou.

Já no segmento de transmissão, por enquanto, está prevista a licitação do sistema principal de transmissão da hidrelétrica Belo Monte, em 7 de fevereiro, além de outros dois leilões de expansão do sistema de transmissão. 
 
Fonte: Terra, 04/01/14

Nossa fragilidade fortalece a alienação




No PA, clientes enganados pela 'compra premiada' esperam justiça


Os cerca de 30 mil consumidores que foram enganados pela compra premiada da loja Eletromil há dois anos, até hoje esperam por justiça. Muitos ainda não receberam o dinheiro de volta.

O comerciante Geraldo Sá perdeu cerca de R$ 13 mil depois de ter feito o consórcio de uma moto que estava sendo negociada pela loja Eletromil, em Castanhal. Na época, ele pagava a última parcela quando soube que estava sendo enganado.

“Eu paguei as 36 prestações e quando terminei, fui lá e conversei com uma moça, que perguntou se eu queria a moto ou o dinheiro. Respondi que queria o dinheiro. Ela disse para eu retornar na loja, que receberia o valor. Quando cheguei lá, vi aquele monte de gente, e já estava fechada a loja”, disse.

Em 2012, a polícia começou a investigar a empresa Eletromil. Os casos ocorrem na Região Metropolitana de Belém (RMB) e em pelo menos dez municípios do interior do estado. Segundo o Ministério Público, cerca de 30 mil pessoas foram enganadas, somando prejuízo de R$ 25 milhões para os clientes.

Na chamada “compra premiada”, os clientes são atraídos com a promessa de adquirir bens, como motos, por exemplo. Grupos de participantes são formados, que pagam parcelas mensais e concorrem aos sorteios e quem ganha o prêmio fica livre das prestações.

Os donos da empresa Eletromil são acusados de estelionato e formação de quadrilha. A Polícia Civil já decretou a prisão de todos os envolvidos, mas até agora ninguém foi preso.

Os empresários Eduardo Fernandes Facunde, a esposa dele, Maria Sailene Facunde, além do filho do casal, Eduardo Facunde Junior, são considerados foragidos. A polícia acredita que eles podem ter enganado outras pessoas no estado do Maranhão.

“Falta a polícia do Pará cumprir esses mandados. A gente espera a ajuda da população, caso veja esse casal é só ligar para 181, não precisa se identificar”, disse o delegado Neivaldo Silva.

Fonte: G1 PA, 04/01/2014

sábado, 4 de janeiro de 2014

MEC divulga notas individuais do Enem 2013; consulta está no ar

 As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 estão disponíveis para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O MEC (Ministério da Educação) colocou o resultado nesta sexta (3/1).

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos. A nota também pode ser utilizada para participação do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.
171 mil vagas no Sisu

Os participantes do Enem de 2013 poderão concorrer a 171.756 vagas em instituições públicas de ensino superior a partir de segunda-feira, 6, quando o Sisu abre as inscrições. O número de vagas é 33% maior do que o ofertado no primeiro semestre do ano passado.


O Sisu centraliza as vagas em instituições de ensino superior, sobretudo federais, que adotam o Enem como processo seletivo único para seus cursos ou parte deles. Durante o período de inscrições, os candidatos podem testar se é possível ingressar nos cursos pretendidos a partir da nota de corte divulgada ao fim de cada dia. As inscrições ficam abertas até o dia 10 e são feitas pela internet.


 Carla Leão, 17, que está no terceiro ano do ensino médio em uma escola pública, e o colega de igreja Fernando Alves, 17, que cursa o último ano em uma escola privada. Ele quer engenharia elétrica em alguma federal, e ela, nutrição Lucas Rodrigues/UOL

Como o MEC (Ministério da Educação) não tinha avisado dia e horário exatos da divulgação, inscritos expressaram sua ansiedade e insatisfação durante toda a sexta nas redes sociais. No Twitter, diversos perfis comentam, sem parar, sobre a nota do Enem. Para ver algumas postagens, clique aqui.

Amar é importante