sexta-feira, 7 de abril de 2023

Lula vai propor a Xi Jinping que promova diálogo com Putin sobre a guerra na Ucrânia

O presidente brasileiro diz que China tem “potencial extraordinário” para dialogar

Brasil 247, 07/04/2023, 04:54 h Atualizado em 07/04/2023, 06:35
Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping (Foto: Reuters)

O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (6), que quer discutir com seu homólogo chinês Xi Jinping sobre a possibilidade de o país asiático promover um diálogo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pelo fim da Guerra na Ucrânia. “Nós não concordamos com a invasão da Rússia à Ucrânia. Estou convencido que tanto a Ucrânia quanto a Rússia estão esperando que alguém de fora fale: vamos sentar para conversar”, disse Lula.

“E por que eu quero sentar para conversar com o Xi Jinping? É porque eu acho que a importância econômica, militar e política da China e a relação da China com a Rússia, e até mesmo a divergência da China com os Estados Unidos dá à China um potencial extraordinário para conversar”, acrescentou.

Sobre o conflito na Ucrânia, Lula destacou o posicionamento contrário e disse que quer propor a Xi Jinping a criação de um grupo de países pela paz na região. “A China tem peso, o Brasil tem peso. Eu acho que a Indonésia pode participar, a Índia pode participar. Vamos lá conversar com o Putin, vamos conversar com o [presidente da Ucrânia] Zelensky, vamos conversar com o [presidente dos Estados Unidos] Biden. Vamos tentar ver se encontramos um grupo de pessoas que não se conforme com a guerra. Não é necessário ter guerra”.

Lula viaja na terça-feira (11) para a China.

Nenhum comentário: