sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Papa abençoa Lula e pede: reze por mim

Celso Amorim recebeu a mensagem do pontífice

 Conversa Afiada, 02/08/2018
Momento em que o Chanceler Celso Amorim entrega ao Papa Francisco uma edição do livro "A verdade vencerá", do Presidente Lula (Divulgação)


O ex-ministro da Defesa e Relações Exteriores Celso Amorim se encontrou na manhã dessa quinta-feira (2) no Vaticano com o Papa Francisco, junto com o ex-ministro argentino Alberto Fernández e o ex-ministro chileno Carlos Ominami. Eles tiveram uma audiência de cerca de uma hora, em que discutiram a situação política e jurídica do caso Lula, do Brasil e da América do Sul.

O Papa recebeu um exemplar em italiano do livro “A verdade vencerá” (Boitempo Editorial), de Lula, e enviou uma mensagem espiritual ao ex-presidente. “A Luiz Inácio Lula da Silva com a minha bênção, pedindo-lhe que reze por mim”, diz o texto grafado pelo pontífice em um exemplar entregue por Celso Amorim ao ex-presidente. Sempre que Francisco dá a benção alguém, pede que o fiel ore de volta por ele, num ato de reciprocidade.

Francisco disse que continuará acompanhando com interesse a situação do Brasil e durante a audiência relembrou homília onde condenou o papel da mídia em golpes de Estado (sem ter citado o Brasil nominalmente na homília).

Sobre o encontro, disse Amorim: “O assunto principal foi a situação do presidente Lula, que ele tem acompanhado com interesse e com preocupação. Ele antes, como se sabe, já mencionou em uma homilia como têm se passado os golpes na América Latina. Essa é uma preocupação constante do Papa, e ele quis ouvir com muito interesse toda a situação como se deu no Brasil, toda a evolução política”.


Nenhum comentário: